SINTER participa da celebração dos 30 anos da Asociación de Universidades Grupo Montevideo – AUGM

Representantes de universidades na Reunión del Grupo de Delegados Asesores da AUGM

A Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) celebra este ano seu 30º aniversário, marcando três décadas como rede de universidades públicas, autônomas e autogovernadas da região.

A celebração contou com a presença de representantes das universidades que participaram de uma agenda de atividades que ocorreu nos dias 8,9, 10 e 11 de março de 2022.

O Grupo de Delegados Assessores da AUGM teve sua primeira reunião presencial pós-pandemia. A Reunión del Grupo de Delegados Asesores aconteceu nos dias 8 e 9 de março na Universidade da República, Montevidéu – Uruguai, no âmbito das atividades comemorativas dos 30 anos da Associação.

O Secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, marcou presença na sessão de Delegados Assessores que teve, dentre os assuntos destacados, a definição de vagas para a mobilidade acadêmica de estudantes (graduação e pós-graduação), docentes e técnicos administrativos.

Foram negociadas 37 vagas presenciais para o semestre de 2022.2, que auxiliarão no fortalecimento de nossas relações sul-sul com universidades da Argentina (Universidad de Córdoba; UnCuyo, Universidad de Buenos Aires, entre outras); Chile (Universidad de Chile); e Uruguai (UDELAR).

Placa comemorativa de 30 anos da AUGM

O Secretário de Relações Internacionais também representou o Reitor Prof. Ubaldo C. Balthazar na reunião do Consejo Extraordinario de Rectores de AUGM no dia 10. Dentre os principais assuntos discutidos, destacaram-se: a participação da AUGM na Conferencia Mundial de Educación Superior (CMES) a ser realizada no mês de maio em Barcelona, Espanha, e a proposta da Declaração do Consejo de Rectores da AUGM a ser apresentada na CMES.

No dia 11, o Secretário participou do Seminário Internacional Comemorativo dos 30 anos da AUGM: “Desafios de la Educación Superior en América Latina”,  com diferentes mesas redondas sobre temas relacionados à internacionalização e integração acadêmica, autonomia universitária e financiamento do Ensino Superior, e sobre o futuro na educação superior no século XXI.

Por fim, a Universidade Federal de Santa Catarina recebeu uma placa da AUGM como forma de reconhecimento às universidades integrantes da Associação pela cooperação científica, tecnológica, educativa e cultural.

Mais detalhes do encontro, acesse aqui.