Study In Europe Road Show 2022 apresenta oportunidades na UFSC

Na última sexta-feira, dia 29 de abril, a UFSC sediou o evento Study In Europe Road Show 2022. Este foi o primeiro evento presencial desde o início da pandemia e foi organizado em parceria com a SINTER.

A programação foi iniciada com uma fala do Secretário de Relações Internacionais, Prof. Lincoln Fernandes, destacando a retomada das atividades presenciais: “Damos hoje um passo extremamente importante para que possamos retomar aquilo que foi suspenso e que agora retorna de forma, digamos, diferente”. Ressaltou também a importância do desenvolvimento de novas competências, iniciativas e sua relação com a internacionalização. “Com a pandemia, muitas de nossas atividades sofreram uma transformação digital necessária para que conseguíssemos manter nossas relações internacionais. Também redescobrimos a importância da internacionalização em casa, principalmente para aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade econômica que puderam participar de nosso processo de internacionalização, por exemplo, fazendo disciplina e cursos virtuais ofertados por nossos parceiros, participando de programas de mobilidade virtual do tipo COIL e de cursos virtuais de extensão”, afirmou o Secretário.

Em seguida, houve a apresentação de cada uma das instituições presentes, iniciando pelo DAAD (Alemanha), Campus France (Fança), Swissnex (Suíça) e WBI (Bélgica), que apresentaram as possibilidades de bolsas, intercâmbios e informações gerais de cada país.

Os participantes também puderam tirar dúvidas nos estandes de cada agência e no estande da SINTER. O evento foi gratuito e aberto ao público e contou com a participação de 284 estudantes. A organização seguiu todas as normas de segurança estabelecidas pela UFSC, com a exigência do uso de máscara e do comprovante do ciclo vacinal completo para acesso ao local.

O Diretor de Relações Internacionais da UFSC, Prof. Diogo Robl, comenta que “a importância do evento se dá pela participação de agências de estudos de diversos países da Europa que promovem e incentivam a mobilidade acadêmica a seus respectivos países. Diversas opções de mobilidade, assim como possíveis bolsas de estudos ofertados pelos países europeus, retratam a importância da mobilidade acadêmica como uma ferramenta no processo de internacionalização da UFSC. Além disso, o evento permitiu sensibilizar potenciais alunos para uma futura experiência internacional, aproximando-os dos países de destino”.

“Assim que vi o anúncio já me interessei pelo evento”, diz Letícia Schlemper, aluna do curso de graduação em Jornalismo, que sempre se interessou por viagens e intercâmbio. “Gostei muito de ter ido nas palestras e nos estandes, pois deu a oportunidade de saber mais sobre o tema, além de conhecer vários programas de intercâmbio que eu não sabia que existiam”, conta a estudante.

Confira aqui algumas fotos do evento.