Projeto SINTEGRA realiza capacitação de servidores

Nos dias 30 e 31 de maio, foi realizada uma formação pelo Projeto de Extensão SINTEGRA: Trajetórias estudantis internacionais: Acolhimento e integração no Programa Estudantes Convênio-Graduação (PEC-G). O SINTEGRA é uma parceria entre a SINTER e professoras do Departamento de Psicologia: Elka Lima Hostensky (Coordenadora), Ligia Feitosa e Lia Vainer Schucman, bem como equipe de acadêmicos.

A capacitação foi voltada para os servidores da SINTER e agentes de internacionalização dos campi (estiveram presentes representantes de Curitibanos, Araranguá e Blumenau). Foram apresentadas as bases conceituais de acolhimento no ensino Superior e realizadas oficinas a partir de jogos e situações que envolvem as demandas sociais, culturais, pedagógicas, psicológicas entre outras, destes estudantes.

Como parte da formação, houve a participação de outros setores da UFSC para os quais estudantes do PEC-G podem ser encaminhados para acompanhamento de acordo com suas demandas. Participaram: ACOLHE-UFSC; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/ Coordenadoria de Assistência Estudantil); Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD); Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD/Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico) e Clínica Intercultural (vinculada ao Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC)/Psicologia UFSC).