Reabertura do curso Aspectos da Escrita Acadêmica em Português Brasileiro: Resumo, Resenha e Artigo Científico

SINTERNúcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER) reabriu as inscrições do curso de português para estrangeiros “Aspectos da Escrita Acadêmica em Português Brasileiro: Resumo, Resenha e Artigo Científico”. Interessados devem se inscrever até 10 de julho e as aulas vão de 15 a 28 de julho de 2022.

O curso é oferecido aos estudantes, pesquisadores e professores estrangeiros e/ou brasileiros que necessitem ser introduzidos à produção de textos no contexto da academia em português brasileiro. O objetivo é capacitar o participante a produzir textos acadêmicos de qualidade em português brasileiro, instrumentalizando-o com os elementos formais, linguísticos e argumentativos necessários ao processo.

Conteúdo programático:

• Os gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo;
  • Características gerais da escrita acadêmica: concisão, clareza, objetividade, impessoalidade;
  • Estratégias de construção de impessoalidade na escrita acadêmica;
  • Coesão e coerência textuais: conectores, modalizações e retomadas anafóricas;
  • O artigo acadêmico e sua estrutura: aspectos de forma e conteúdo.

O curso é composto por três módulos, tem carga horária de 16 horas e dispõe de 100 vagas. As aulas são totalmente à distância, sendo utilizada a plataforma Moodle para disponibilizar conteúdos e atividades. Para a aprovação ao fim do curso, deve-se obter nota final maior ou igual a seis (6,0). Os participantes que concluírem as atividades obrigatórias com o desempenho exigido receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

Acesse aqui o link de inscrição.

Em caso de dúvida, entre em contato com cbfaveri@gmail.com

Tags: NILT