UFSC recebe prêmio e é classificada como 23ª melhor universidade da América Latina

13:48:48

O resultado do QS World University Rankings: Latin America 2023, divulgado nesta quinta-feira, 22 de setembro, classificou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre as 23 melhores universidades da América Latina. A UFSC ocupa a 8ª posição entre as universidades brasileiras e a 4ª entre as instituições federais de ensino.

A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação. O ranking analisou 428 instituições em 20 países da América Latina e é liderado pela Pontificia Universidad Católica de Chile (UC). O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), corpo docente por PhD (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por instituição (5%) e alcance na internet (5%). Os indicadores mais forte da UFSC nesta edição do ranking foram de corpo docente por PhD (nota 99.8), alcance na web (nota 98.7) e rede internacional de pesquisa (nota 96.3).

A universidade também foi premiada no evento QS Higher Ed Summit: Americas 2022, que ocorreu nos dias 22 e 23 de setembro em Vila Velha, Espírito Santo. A conferência reuniu líderes e especialistas da educação superior para discutir o tema “Mission-led Universities: elevating higher ed in the Americas”. O evento promoveu debates, palestras, painéis de discussão e estudos de caso, além da oportunidade de interagir com a comunidade internacional de educação superior e criar parcerias estratégicas. A UFSC foi premiada na categoria Research Excellence e participou do evento sob representação do pró-reitor de pesquisa em exercício, Prof. William Gerson Matias.