Projeto SINTEGRA realiza reunião de integração dos estudantes PEC-G

O Projeto SINTEGRA, uma parceria entre a SINTER e o Departamento de Psicologia/UFSC, realizou no dia 5 de outubro de 2022, no auditório do CSE, uma reunião de integração dos estudantes PEC-G ao ambiente acadêmico em Florianópolis. A ação é parte do projeto de extensão “Trajetórias estudantis internacionais: acolhimento e integração no Programa Estudantes-Convênio Graduação (PEC-G)”.

O estudante Edgar Rafael Leija Garcia, vinculado ao PEC-G, realizou a abertura cultural do evento, com canções em espanhol e português. A atividade teve por objetivo a integração dos estudantes PEC-G ao ambiente acadêmico em Florianópolis, com a apresentação de setores e projetos da UFSC que recebem as demandas estudantis. Foram apresentadas as atividades de acolhimento psicológico do Serviço de Atenção Psicológica (SAPSI), pela coordenadora Prof.ª Chrissie Ferreira de Carvalho.

As possibilidades de Apoio e Orientação Pedagógica promovidas pelo Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE/PROGRAD) foram abordadas por Janaína Santos. A Prof.ª Elka Lima Hostensky e a acadêmica de Psicologia Jackeline Vieira Caixeta contextualizaram as ações do Projeto SINTEGRA, destacando os encontros de integração que acontecem às quartas-feiras, das 17h às 18h no SAPSI/CFH. Estudantes interessados podem entrar em contato pelo e-mail para saber mais detalhes e como encontrar o local: sintegra.ufsc@gmail.com

Por fim, Elisa Schemes, que administra o PEC-G na SINTER, retomou aspectos importantes do Programa, reforçando o intuito da reunião: apresentar e oportunizar aos estudantes os serviços da UFSC, para atender a dificuldades acadêmicas, psicológicas e de integração. Estiveram presentes 16 estudantes vinculados ao PEC-G.

Confira mais informações de apoio aos alunos nas páginas do SAPSI e do PIAPE.