UFSC participa da LXXXII sesión del Consejo de Rectores de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM)

A Universidad Nacional del Noroeste de la Provincia de Buenos Aires (UNNOBA), Argentina, recebe hoje e amanhã, 15 e 16 de dezembro, o LXXXII sesión del Consejo de Rectores y Rectoras de la Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), onde participam representantes das 41 universidades públicas que compõem a rede (27 de forma presencial).

A diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal, foi representando o reitor Irineu Manoel de Souza na reunião do Conselho, sendo esse o órgão de condução da rede.

A reunião começou com as palavras do reitor anfitrião, Guillermo Tamarit , manifestando que a instituição está “ muito feliz em sediar esta reunião da AUGM, que coincide com o 20 anos da UNNOBA ”.

Nesse sentido, disse ser “ destino manifesto ” da sua universidade ser parte da AUGM. “ Nestes 30 anos de AUGM, nos encontramos no mais valioso projeto de redes da América Latina, pelo nível de organização de debate, por seu conteúdo, pelo trabalho de nossas comissões e núcleos, por seu rico passado, mas fundamentalmente pelo futuro da AUGM, porque tem muito mais pela frente. Esse destino manifesto encontra a associação com enorme potencial ”, acrescentou.

Após agradecê-los pela forma como o UNNOBA foi “ inicialmente  recebida e acolhida ” na AUGM, Tamarit explicou que na rede “ ainda estamos num processo de discussão dos estatutos e de incorporação de novas instituições, mas fundamentalmente de projeção ”, e complementou: “ É preciso dar um passo à frente para uma nova geração ”.

Em seguida, participou da abertura o Ministro da Educação da Argentina, Jaime Perczyk. “ Esperamos que estejam confortáveis ​​na província e na Argentina. Nós os consideramos nossos irmãos, bem-vindos e bem-vindas ”, disse ele.

Depois de parabenizar a UNNOBA por seus 20 anos de vida, ele disse que esta universidade faz parte das conquistas educacionais da Argentina que foram alcançadas após o retorno à democracia, porque “ multiplicou por 9 a quantidade de estudantes ”. “ Nossa democracia é desigual, com pobreza intolerável, mas multiplicou exponencialmente o número de estudantes universitários. Dizemos com orgulho porque consegue os que antes não conseguiam”, acrescentou.

Posteriormente, Perczyk afirmou que “ não há como melhorar a educação em nossa região, sem a participação das universidades ”, e enfatizou que “a educação em geral e a universidade em particular são dois pilares para melhorar nossos níveis de bem-estar, reduzir a desigualdade e construir um caminho de desenvolvimento ”.

É responsabilidade das universidades e de nossos governos, conceder orçamento adequado e contínuo. A universidade tem que exigir e se fazer responsável desta tarefa que a sociedade lhe atribui e que a torna possível ”, acrescentou.

A abertura foi encerrada por Sandra Goulart Almeida, presidente da AUGM e reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) . “ É um grande prazer estar aqui hoje ”, começou dizendo, referindo-se ao Ministro Perczyk, “ é um grande prazer tê-lo aqui ”, e também ao Reitor Tamarit, a quem felicitou a UNNOBA pelos seus 20 anos.

Não há outra instituição como a AUGM, com 41 instituições públicas de seis países, que partilham dos mesmos valores, que é a educação pública, uma obrigação do Estado e um bem público social ”, acrescentando: “ Para mim é uma satisfação enorme ser presidente da AUGM que tem um enorme papel para nossos países e nossos governos .”

Em seguida, a presidente saudou os reitores e reitoras que ingressaram recentemente à AUGM : Universidad de Buenos Aires. Dr. Ricardo Gelpi; Universidad Nacional de Córdoba. Mgter. Jhon Boretto; Universidad Nacional de Cuyo. Cont. Esther Sánchez; Universidad Nacional del Nordeste. Dr. Gerardo Omar Larroza; Universidad de San Luis. Víctor Moriñigo (reelección); Universidad San Francisco Xavier de Chuquisaca. Ing. Walter Arízaga Cervantes; Universidad Federal de Santa Catarina. Prof. Irineu Manoel de Souza; Universidad de Chile. Prof. Rosa Devés Alessandri; Universidad de Santiago de Chile. Dr. Rodrigo Vidal Rojas; Universidad de Playa Ancha. Prof. Carlos González; y Universidad de la República. Prof. Rodrigo Arim (reeleição).

Fonte: Grupo Montevideo.