SINTER se reúne com dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) de Moçambique
O Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, recebeu na SINTER nesta quarta-feira, 08 de fevereiro, a delegação composta por dirigentes do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) de Moçambique para dar continuidade ao acordo de cooperação técnica para a implantação de Infraestrutura de Certificação Digital no país africano.
Reunião com dirigentes do INTIC, IFRS, LabSEC/UFSC e PROPG/UFSC
A UFSC está prestando apoio à Moçambique para implantação de Infraestrutura de Certificação Digital, por meio de uma parceria entre o INTIC de Moçambique e o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC/UFSC). Na reunião foram levantadas as possibilidades de cooperação, possíveis fontes de recursos para apoiar a realização de cursos e bolsas para estudantes moçambicanos na UFSC. Essa parceria é fundada na solidariedade entre países, não envolvendo, portanto, remuneração de professores ou qualquer compensação financeira.
Foi abordada a possibilidade de formação de estudantes moçambicanos na área digital na graduação e pós-graduação, bem como cursos de curta duração. “A proposta é a capacitação e a formação de uma equipe moçambicana que futuramente irá implantar projetos em Moçambique com total autonomia” informa o Secretário da SINTER.
A reunião com o secretário da SINTER contou com a presença dos dirigentes do INTIC: Laisse Mucavele, diretor da Divisão de Licenciamento e Certificação; Abrão Nhaca, chefe do Departamento Central de Licenciamento; e Eugênio Jeremias, diretor da Divisão de Segurança Cibernética e Proteção de Dados; além do supervisor do LabSEC prof. Ricardo Felipe Custódio e da secretária-executiva do LabSEC Lucila Alosilla; do diretor da Pró-reitoria de Pós-Graduação (Propg/UFSC) Marcus Paulo Pessoa da Silva e do professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Frederico Schardong.
Em outubro do ano passado, os dirigentes do INTIC de Moçambique estiveram na UFSC para formalizar a cooperação técnica para a implantação de Certificação Digital no país.














