AUGM deixará de exigir idade máxima na candidatura do Programa Escala Grado após acatar sugestão da UFSC

Aconteceu nos dias 11 e 12 de abril de 2023, na Universidade Federal do ABC (UFABC), a primeira reunião de 2023 dos Delegados Assessores da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), com a participação dos gestores de Relações Internacionais das diversas universidades públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compõem a rede. A SINTER, por meio da diretora de Relações Internacionais, Dr.a Fernanda Leal, esteve presente na reunião.

Reunião dos Delegados Assessores da AUGM

O evento se iniciou com a fala do reitor da UFABC, professor Dácio Roberto Matheus, que celebrou o momento que tem sido vivenciado pelas universidades brasileiras no contexto dos cem primeiros dias do novo governo federal brasileiro, ressaltando o significado desse novo cenário para as relações internacionais com o mundo e, particularmente, com a região latino-americana. Na sequência, a embaixadora Irene Vida-Gala, do Itamaraty, apresentou uma palestra sobre os avanços da política externa brasileira na cooperação Sul-Sul e na integração regional, bem como o papel vital das universidades no desenvolvimento tecnológico e na diplomacia do país. Apresentou, ainda, o Programa de Diplomacia da Inovação, que busca engajar os diferentes agentes do tema no processo de internacionalização.

A reunião seguiu com a deliberação sobre os itens da pauta, que tratavam dos diversos programas da AUGM. A UFSC teve uma participação importante na revisão do regulamento do Programa Escala Grado, ao sugerir a exclusão da regra de que somente estudantes de graduação com menos de 30 anos podem participar do Programa, apresentando dados do perfil do seu próprio corpo estudantil. Os delegados acataram a sugestão e votaram em favor da exclusão, reconhecendo que essa regra não mais condiz com o perfil e as missões das universidades públicas latino-americanas. Assim, a partir da próxima chamada, o Programa Escala Grado da AUGM não fará mais qualquer restrição à idade dos candidatos.

Tags: AUGMPrograma Escala Grado