UFSC participa da NAFSA, a maior conferência de educação superior internacional da América

Estandes da “75th NAFSA Annual Conference & Expo”.

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, aconteceu em Washington, DC, nos Estados Unidos, a 75º Conferência e Feira de Exposições da Associação de Educadores Internacionais/Association of International Educators (NAFSA).

A NAFSA é uma das mais importantes associações dedicadas à educação internacional e ao intercâmbio do mundo, com mais de 3.500 instituições associadas de mais de 160 países.

Anualmente, a NAFSA realiza a conferência “Annual Conference & Expo”, que permite a interação e a formação de redes de trabalho entre mais de 400 instituições envolvidas com a educação superior de todo o mundo.

O tema deste ano – “Inspiring an Inclusive Future” – incluiu debates sobre a internacionalização da educação superior de uma perspectiva mais inclusiva e dentre os palestrantes, destacaram-se a laureada com o prêmio Nobel da Paz Nadia Murad e o escritor e ativista Baratunde Thurston.

Dirigentes das 29 IES do Brasil no estande Study and Research in Brazil da 75th NAFSA Annual Conference & Expo

A Diretora de Relações Internacionais, Dr.a Fernanda Leal, representou a UFSC no estande “Study and Reseach in Brazil”, que foi dividido entre 29 instituições brasileiras, em sua maioria públicas. O espaço na Conferência foi possível graças à parceria entre a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC); a embaixada do Brasil em Washington / Ministério das Relações Exteriores (MRE); e duas associações das quais a UFSC faz parte: Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

Representantes do MEC e da embaixada do Brasil em Washington, D.C. no estande do Brasil

Para a diretora Fernanda, “O evento foi uma oportunidade significativa para a UFSC fortalecer parcerias internacionais já existentes e criar outras. Ao longo dos quatro dias de evento, realizamos reuniões com instituições universitárias de diversos países, como Canadá, Espanha, Estados Unidos, Lituânia, Portugal, França, México, Romênia, Índia e Indonésia. A partir dos diálogos estabelecidos, estamos negociando a formalização de acordos internacionais de cooperação e de outras parcerias que envolvem projetos como o Erasmus+, da União Europeia, e o Intercâmbio Virtual. O estande do Brasil, viabilizado pela união de esforços de importantes agentes da educação superior no país, foi um marco da retomada do Brasil e das universidades brasileiras ao cenário da educação superior internacional. Para o contexto brasileiro, o tema do evento, “Inspirando um futuro inclusivo”, pode ser interpretado como um chamado para o desenvolvimento de perspectivas mais ativas e cooperativas de internacionalização no país, seja em nível governamental ou institucional. Além das reuniões, durante a Conferência tivemos a oportunidade de participar ativamente do Fórum “Latin America and Caribbean Forum”, com a moderação de uma das mesas de trabalho. O Fórum abordou questões como a desconstrução de estereótipos da América Latina, a qualidade das instituições e as iniciativas de internacionalização existentes na região, e foi uma oportunidade para desmistificar um pouco da educação superior latino-americana para a comunidade internacional, com vistas ao fomento da cooperação”.

Tags: Estados UnidosEvento InternacionalNAFSA