UFSC aprova dois projetos de pesquisa em internacionalização junto ao Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del MERCOSUR (NEIES)

No contexto da terceira convocatória para a formação de Redes de Pesquisa do Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosul (NEIES), a Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC), sob liderança da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU), teve a aprovação de dois projetos de pesquisa na área de internacionalização da educação superior: um sobre gestão da internacionalização do currículo e um sobre virtualização da internacionalização. No total, foram aprovados dez projetos para financiamento de aproximadamente R$ 20.000,00 (vinte mil reais) por ano para cada. Os projetos de que a UFSC participou foram respectivamente liderados pela Universidad Nacional de Cuyo e pela Universidad Nacional de Lanús, ambas da Argentina, e contaram com a participação de outras universidades da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai.

Projetos aprovados:

Título: Gestión de la internacionalización del Curriculum en la Educación Superior
Universidades participantes: Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Instituto Universitario Sudamericano (Uruguai), Universidad Iberoamericana (Paraguai), Universidad Nacional del Pilar (Paraguai), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

Título: Virtualización de la Internacionalización: diseños curriculares, dispositivos pedagógicos y modelos de gestión institucional
Universidades participantes: Universidad Nacional de Lanús (Argentina), Universidad Iberoamericana (Paraguai), Universidad Nacional de General San Martín (Argentina), Universidad Nacional de Pilar (Paraguai), Universidad Nacional del Comahue (Argentina), Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos (Brasil), Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).