Chamada 4/2023/SINTER – Oportunidade de Bolsa para alunos de graduação na Hochschule Ravensburg-Weingarten (HRW) / Alemanha – Prazo: 16/10/2023

A Coordenadoria de Programas Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa que os estudantes de graduação que se inscreverem no Programa Outgoing para realizar intercâmbio na Hochschule Ravensburg-Weingarten (HRW), da Alemanha, no primeiro semestre de 2024 (março a agosto) poderão concorrer a uma bolsa no valor de EU$ 850,00 mensais, por um período de 3 a 6 meses. A candidatura e a seleção dos candidatos seguirão as regras divulgadas no Edital n 1/2023/SINTER do Programa Outgoing.

Estudantes interessados devem enviar a candidatura conforme instruções abaixo, até o dia 16 de outubro de 2023.

Procedimentos de candidatura:
– Verificar no website da instituição de destino se a sua área de estudos na UFSC é contemplada;
– Inscrever-se no sistema de inscrições on-line da UFSC, conforme orientações do edital do Programa Outgoing;
– Inserir toda a documentação de candidatura no sistema de inscrição.*
– Ter a candidatura aprovada pelo coordenador do curso na UFSC.

*Documentos exigidos

Documentos exigidos pela UFSC e pela HRW:
– Contrato de estudos preenchido no sistema de inscrição da UFSC.

Documentos exigidos pela HRW:
– Transcript of Records (Histórico Escolar – disciplinas já cursadas no curso de graduação da UFSC);
– Language certificate for German and/or English (Comprovação de proficiência em alemão e/ou inglês, pelo menos nível B1 ou B2, sendo necessária a comprovação oficial ou a declaração de um professor atestando a proficiência) – modelo disponibilizado (seu uso não é obrigatório);

Documentos exigidos para concorrer à bolsa:
– Letter of motivation (informal) for the Baden-Württemberg-SCHOLARSHIP (Carta de motivação (informal) para a Baden-Württemberg-SCHOLARSHIP);
– Curriculum vitae (CV);
– Certificate of registration at home institution (Atestado de matrícula na instituição de origem);
– Appraisal by a professor tutoring the student (Carta de recomendação de um de seus professores. Se considerar útil para o processo de seleção).

Estudantes candidatos a esta oportunidade podem enviar Atestado de Matrícula e Histórico na candidatura em Português. Os dois documentos do(a) aluno(a) selecionado(a) serão traduzidos para o Inglês pelo setor de Tradução da SINTER.

Em concordância com a Resolução Normativa n. 175/Cun/2022, na seleção, serão utilizados os seguintes critérios de prioridade:

1º: pessoas pretas, pardas e indígenas;

2º: estudantes de graduação com cadastro socioeconômico da PRAE.

Para candidatos(as) negros(as) (pretos e pardos) e indígenas, apresentar a autodeclaração aprovada pela Comissão de Validações da PROAFE na UFSC.

Para candidatos(as) com cadastro Socioeconômico na PRAE, apresentar comprovante de aprovação do cadastro emitido pela PRAE.
As dúvidas sobre a candidatura deverão ser enviadas para o e-mail outgoing.sinter@contato.ufsc.br