UFSC recebe comunidade internacional em evento de integração e acolhimento
Na última segunda-feira (11), a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) promoveu a Recepção à Comunidade Internacional do primeiro semestre letivo de 2024. A Recepção aconteceu no Auditório Bosque da Ilha, localizado no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus Trindade (Florianópolis).
O evento contou com a presença e pronunciamento do Reitor da UFSC, professor Irineu Manoel de Souza, da Pró-Reitoria de Graduação e de Educação Básica (Prograd), professora Dilceane Carraro; da Coordenadoria de Internacionalização da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) Amália Borges Dário; e do Diretor da SINTER professor André Ramos.
Além das boas-vindas aos estudantes, a recepção incluiu a apresentação de informações importantes da UFSC aos recém-chegados, orientações específicas aos grupos, e dois momentos culturais: o primeiro com a declamação do poema “Ser Imigrante”, de autoria de Richardson Yonel Civil, natural do Haiti, estudante de Medicina na UFSC e membro da Associação dos Jovens Haitianos em ciência de Saúde (Associação des Jeunes Haitiens en Sciences de la Santé-AJHASS); e o segundo durante o café de integração, com a apresentação do grupo da Bateria Universitária Devassa da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da UFSC.
A Recepção à Comunidade Internacional da UFSC é uma importante ação de internacionalização, organizada a cada início de semestre pela SINTER e visa a acolher e a promover a integração dos estudantes internacionais na vida acadêmica e social da UFSC. A Recepção é destinada a toda a comunidade de estudantes internacionais, incluindo os estudantes regulares de Graduação/Transferências de outras Instituições estrangeiras; estudantes internacionais de pós-graduação; os estudantes estrangeiros em mobilidade acadêmica internacional (Incoming), bem como os participantes de programas específicos coordenados pela SINTER, como o Escala Estudiantes de Grado e o Escala Estudiantes de Posgrado da Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) e o Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G).
Nesse semestre, serão 75 estudantes, de 15 países de origem, que ingressam em mobilidade da graduação. Ainda, tem-se a previsão de receber 18 estudantes do PEC-G, dos países de origem Angola (3), Cabo Verde (3), Guiné-Bissau (3), Colômbia (1), Gabão (1), Honduras (1), Moçambique (1), Peru (1), Rep. Congo (1) e Suriname (1).
Para mais informações sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional para estudantes estrangeiros – Incoming, acesse aqui.
Confira as demais atividades de acolhimento que ocorrerá nesse mês de março na página da Recepção à Comunidade Internacional 2024.01.