UFSC participa de reunião do board do Instituto Confúcio da Unicamp e estreita a cooperação entre as instituições

17:40:37

Reunião do board do Instituto Confúcio na Unicamp, com participação do prof. Bernardo Meyer, chefe de gabinete da UFSC

No dia 14 de outubro, o chefe do Gabinete do Reitor (GR), prof. Bernardo Meyer, representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na reunião do board do Instituto Confúcio (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A reunião contou com presença da comitiva da Beijing Jiaotong University (BJTU), na qual estavam presentes o presidente da BJTU e professor titular, Yu Zujun; o vice-presidente da BJTU e professor titular, Gao Liang; o diretor do Escritório de Relações Internacionais da BJTU e professor titular, Song Fei; e diretor da Faculdade de Educação Internacional da BJTU, Yao Enjian. Também estavam presentes a Dra. Maria Luiza Moretti, vice-presidente Executiva da Unicamp, e o prof. Paulo Van Noije, Diretor do IC da Unicamp.

Durante a reunião, foi realizada a prestação de contas de todas as atividades e investimentos realizados pelo Instituto. Em seguida, foram discutidos novos investimentos e a necessidades de recursos para dar sequência aos trabalhos de cooperação desenvolvidos entre as instituições. Por último, destacou-se o crescente interesse da comunidade da UFSC no cursos de mandarim, oferecidos pelo Instituto Confúcio, e foi realizada uma discussão acerca do aprofundamento do relacionamento entre BJTU-IC Unicamp-UFSC, no intuito de aproximar as universidade chinesa das brasileiras em diferentes aspectos. Foi considerado que o passo inicial é a assinatura do acordo formal de cooperação entre as instituições, que se encontra em tramitação.

Sobre a parceria entre a BJTU, o IC Unicamp e UFSC:

A cooperação entre a BJTU, o IC Unicamp e a UFSC ocorrem por meio de um Confucius Teaching Classroom na UFSC, criado a partir das negociações feitas pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), com o apoio do Instituto de Estudos sobre a China (ICHIN) e do GR. As aulas de mandarim têm sido oferecidas à comunidade da UFSC em formato online desde o início de 2024. No segundo semestre deste ano, a procura pelos cursos superou as expectativas, de modo que foram abertas quatro turmas em vez de duas, conforme a proposta inicial. A partir do início de 2025, a UFSC deverá receber um professor do IC Unicamp para oferecer aulas presenciais à comunidade universitária.

Em setembro de 2024, a SINTER, o ICHIN e o IC Unicamp realizaram na UFSC o seminário “Desafios e Potencialidades na Cooperação Acadêmica Brasil/China“. Clique aqui para assistir ao Seminário.