SINTER receberá um English Language Fellow da Embaixada dos Estados Unidos para atuar na UFSC em 2025
A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) receberá um professor de Inglês (English Language Fellow) do Regional English Language Office (RELO) da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para atuar na UFSC a partir de março de 2025. O Programa tem como objetivo aprimorar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa para fortalecer as conexões entre universidades brasileira e estadunidenses; possibilitar que professores estadunidenses de língua inglesa tenham uma experiência internacional; e melhorar a comunicação entre educadores, oficiais de governo e profissionais da indústria dos dois países.
A oportunidade foi viabilizada a partir dos diálogos estabelecidos entre o Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre e a SINTER, que têm desenvolvido atividades conjuntas voltadas à oferta de oportunidades internacionais para a comunidade universitária da UFSC. Entre as oportunidades mais recentes, destacam-se a seleção de professores para participar no curso English as a Medium of Instruction (EMI) da University of Ohio (Chamada 1/2023/SINTER) e no Programa Summer 2025 Study of the U.S. Institutes (SUSIs for Scholars) (Chamada 2/2024/SINTER).
A UFSC está entre as oito instituições públicas brasileiras – das quais cinco são universidades – contempladas com English Language Fellows em 2025, sendo essa a primeira vez em que participa do Programa. Daniel Chavez, o fellow que atuará na UFSC, esteve na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRGS) em 2024. As atividades a serem desenvolvidas na UFSC buscarão contemplar as prioridades de internacionalização da UFSC, os objetivos do Programa e os interesses profissionais de Daniel.
Até o presente momento, estão previstas as seguintes atividades – a serem refinadas na chegada de Daniel à UFSC:
- A oferta de cursos de EMI, em parceria com a Comissão de Institucionalização de Disciplinas em Línguas Estrangeiras da UFSC, entre outras atividades no âmbito do Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER);
- O desenvolvimento de atividades com estudantes e professores de Letras-Inglês e do Colégio de Aplicação;
- A participação em projetos de extensão da UFSC.

Fernanda Leal – Diretora de Relações Internacionais da UFSC – e Marianne Behs, Especialista de Diplomacia Pública do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre.
Entre os dias 21 e 23 de fevereiro, a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Dr.a Fernanda Leal, participou do evento In-Country Orientation for 2025 English Language Fellow, em Brasília. Na oportunidade, recebeu orientações sobre o Programa e as possibilidades de atividades a serem desenvolvidas pelo fellow na UFSC. Estiveram presentes os fellows que atuarão nas instituições públicas brasileiras em 2025, a representante do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, Marianne Behs, os representantes dos consulados das demais localidades do Brasil contempladas com English Language Fellows, além de Helmara Moraes, diretora da Seção de Relações Públicas do RELO, e Scott Chiverton, diretor do RELO na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.