SINTER participa de publicação sobre internacionalização e diásporas africanas na UFSC

22:29:43

A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) participou da publicação “Conexões UFSC: Internacionalização na prática – Episódio ‘A UFSC, Áfricas e suas Diásporas na Internacionalização Universitária’”, na edição de maio/junho de 2025 da Revista REDALINT.

O trabalho é fruto da parceria entre a SINTER, a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo e o Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC (CNM), por meio do projeto de extensão Conexões UFSC: Internacionalização na Prática, que promove mensalmente entrevistas com membros da comunidade universitária sobre suas experiências e iniciativas no campo da internacionalização.

O episódio em destaque, veiculado em maio de 2025, abordou o tema “A UFSC, Áfricas e suas Diásporas na Internacionalização Universitária”, com a participação do Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). Fundado em 2022, o Instituto Kadila atua no ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos africanos e das diásporas, reunindo docentes e pesquisadores da UFSC e de instituições parceiras, nacionais e internacionais.

A iniciativa resultou na produção do trabalho científico por Fernanda Leal, diretora da SINTER; Gilvan Muller de Oliveira, coordenador da Cátedra UNESCO; Agripa Faria Alexandre, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSC; e Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila. O texto é baseado na transcrição adaptada da entrevista e foi elaborado como forma de valorização das ações de internacionalização da UFSC, em alusão ao Maio África.

Participaram do episódio as professoras Cristine Görski Severo e Simone Pereira Schmidt, e o professor Amurabi Pereira de Oliveira, do Instituto Kadila; o professor Nsimba José, da Universidade Agostinho Neto (Angola); a professora Mwewa Lumbwe, da Universidade de Kamina (República Democrática do Congo); e Nataniel Cassoma Kuanza, ex-presidente e representante da Associação de Angolanos em Florianópolis.
A produção e o apoio técnico na mediação da entrevista e na transcrição foram realizados por Caroline Finatti e Morgana Trintin, da equipe de Comunicação da SINTER/UFSC.

📖 Acesse o artigo completo na Revista REDALINT:https://revele.uncoma.edu.ar/index.php/redalint/article/view/6500/62869

Tags: ÁfricaAngolaInternacionalizaçãoKadila