Novo acordo entre UFSC e universidade chinesa SUEP prevê mobilidade acadêmica, pesquisa conjunta e dupla diplomação

22:02:25

No dia 3 de dezembro de 2025, quarta-feira, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu cinco representantes da universidade chinesa Shanghai University of Electric Power (SUEP) para a assinatura de um amplo acordo de cooperação.

A comitiva da SUEP foi composta pelos seguintes representantes: Sr. Chunhua Gu, professor e presidente da SUEP; Sra. Zeng, professora, pesquisadora e assessora internacional temporária, integrante do Centro de Pesquisa em Estratégias para o Desenvolvimento da Educação Superior da SUEP; Sra. Chen Jing, professora associada e vice-diretora do Escritório de Assuntos Estudantis de Pós-Graduação; Sr. Chuanlin Zhang, professor e vice-diretor de Parcerias Universidade-Indústria (chefe de departamento pleno); e Sr. Ma Jing, professor e diretor da Faculdade de Engenharia Elétrica da instituição.

Pela UFSC, os visitantes foram recepcionados pela secretária pro tempore e diretora da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), Dra. Fernanda Leal; pelos professores do Instituto de Estudos sobre a China da UFSC (ICHIN), o coordenador-geral, prof. Dr. Raul Burgos, e o vice-coordenador, prof. Dr. Daniel Martins; pelo bolsista do ICHIN, Tobias Compan Barcellos; pela coordenadora do convênio na UFSC, prof.ª Dr.ª Kátia Campos de Almeida, do Departamento de Engenharia Elétrica e Eletrônica (EEL), do Centro Tecnológico (CTC); pelo servidor da Divisão de Gestão da Informação da SINTER, Bruno Wanderley Farias; e pela chefe do Serviço de Tradução da SINTER, Paula Eduarda Michels.

Os estudantes do curso de Engenharia Elétrica da UFSC, Fernanda Paiva e Lucas Ferreira, que participaram da 2025 Shanghai Summer School — selecionados por meio da Chamada nº 1/2025/SINTER-ICHIN — também estiveram presentes. Os outros dois estudantes selecionados para as quatro vagas, Guilherme Peixer, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, e Guilherme Breda Fatalla, do curso de Engenharia de Materiais, enviaram depoimentos em vídeo celebrando a assinatura do acordo.

As atividades tiveram início no Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER/UFSC), onde a comitiva foi apresentada às principais diretrizes institucionais da UFSC e à equipe da SINTER. Os representantes da SUEP também compartilharam suas experiências e apresentaram a estrutura, os programas e as atividades desenvolvidas pela universidade chinesa.

Na sequência, a programação seguiu para a Reitoria da UFSC, com a participação do representante do reitor e pró-reitor de Pesquisa, prof. Dr. Werner Kraus Junior. Na ocasião, assinaram o acordo, em nome da SUEP, a prof.ª Zeng e o prof. Ma Jing; e, em representação da UFSC, o prof. Dr. Werner Kraus Junior e a Dra. Fernanda Leal.

O Acordo Geral de Cooperação entre as universidades prevê o desenvolvimento de ações conjuntas em áreas de interesse comum. Entre as atividades previstas estão:

  • Mobilidade acadêmica para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos;
  • Projetos de pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária;
  • Colaboração e participação em palestras, seminários, simpósios e encontros acadêmicos;
  • Programas acadêmicos especiais de curta duração, como a 2025 Shanghai Summer School;
  • Programas de ensino de graduação e pós-graduação, incluindo doutorado;
  • Dupla diplomação;
  • Cotutela.

O acordo também estabelece benefícios adicionais, como a isenção de taxas acadêmicas para estudantes, professores, pesquisadores e técnicos-administrativos em mobilidade, exceto no caso de atividades de extensão, extracurriculares ou não regulares. A verificação sobre eventuais cobranças deverá ser realizada diretamente com a universidade de destino.

A continuidade da visita ocorreu no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC, onde os representantes da SUEP visitaram diversos laboratórios, acompanhados pelo diretor do Centro, Dr. Sérgio Peters, e pela prof.ª Dr.ª Kátia Campos de Almeida.

Durante o encontro, representantes das duas instituições destacaram as potencialidades do trabalho conjunto proporcionado pelo Acordo Geral de Cooperação, relembrando conquistas já alcançadas, como a participação de estudantes da UFSC no programa de curta duração na SUEP. Também ressaltaram a perspectiva de ampliação de projetos e ações de mobilidade acadêmica, com expectativas positivas quanto à implementação das iniciativas previstas no acordo.

Veja abaixo a notícia publicada pela Agecom/UFSC.

UFSC firma convênio com universidade de Shangai para intercâmbios e pesquisas