UFSC participa do Seminário de Internacionalização do Currículo – Univali, Balneário Camboriú, 12 e 13/11/2015

Seminário de Internacionalização do Currículo

A UFSC, representada pela coordenadora administrativa da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), Fernanda Leal, e  pela professora do Programa de Pós-graduação em Administração Universitária (PPGAU), Dra. Luciane Stallivieri, participou do I Seminário de Internacionalização do Currículo (SeIoC), promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Balneário Camboriú.

O evento teve o objetivo de discutir  uma das principais questões apontadas pela Internacionalização da Educação Superior e, sobretudo, pela internacionalização doméstica (internacionalização dos próprios campi): a reformulação dos currículos dos cursos e das práticas de ensino e de avaliação. Trata-se do início de um processo do reconhecimento de que o currículo constitui a base para uma formação internacionalizada e intercultural, com vistas à promoção da cidadania global.

O SeIoC iniciou no dia 12 de novembro, com a palestra da Dra. Valerie Clifford (Oxford Brookes University, Reino Unido), “Currículo internacionalizado como fundamento para a cidadania global”. No mesmo dia, foram oferecidas oficinas com os temas “Elaboração e desenvolvimento de currículos internacionalizados”; “Interação entre estudantes domésticos e internacionais”; “Ensino de línguas para a cidadania global” e “Facilitadores e dificultadores no processo de internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior brasileira”.

No dia 13 de novembro, aconteceu a mesa redonda “Interculturalismo e Empregabilidade”, mediada pela Profa. Dra. Luciane Stallivieri (UFSC), que teve como participantes Dra. Rosa Maria Siqueira Piedade (Universidade Aberta de Lisboa, Portugal), Dra. Vanessa Andreotti (University of British Columbia, Canadá) e Dra. Verônica Gesser (Univali). Por fim, foram apresentadas as diversas comunicações da área de internacionalização, das quais duas – “O processo de internacionalização e a relação entre universidades e empresas: O caso dos programas de Doutorado UFSC (CAPES 7)” (Patrícia Duarte Peixoto Morella) e “Websites institucionais como facilitadores no processo de ajustamento intercultural de estudantes internacionais: O caso de uma universidade brasileira” (Thiago Luiz de Oliveira e Luciane Stallivieri) – se referiram a estudos de caso sobre a UFSC.

O II SeIoC, que acontecerá em novembro de 2016, já confirmou a participação da Dra. Lisa Childress, da George Washington University (Estados Unidos da América).

Publicado por: Fernanda Leal – SINTER