O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Estreia da série de webinários “Conexões UFSC: Internacionalização na prática” acontecerá nesta sexta-feira (26)

11:17:32

A série de webinários Conexões UFSC: Internacionalização na prática terá sua estreia no dia 28 de março de 2025, sexta-feira, às 14 horas com o episódio 1: “A UFSC e a Rússia na internacionalização universitária” via canal no youtube UFSC Internacional.

A idealização do projeto é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER/UFSC) e a Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo, coordenada pelo prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira, que também atua na área de política linguística da SINTER.

O objetivo da série é apresentar mensalmente projetos e iniciativas que impulsionam e fomentam a internacionalização na UFSC. 

Neste primeiro webinário os professores Gilvan Müller de Oliveira e Agripa Faria Alexandre entrevistarão o professor Dr. Fred Leite Siqueira Campos e a equipe do Grupo de Estudos sobre a Rússia (PRORUS/UFSC). 

O convidado, professor Fred Leite Siqueira Campos, é doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é professor e pesquisador do Departamento de Economia e Relações Internacionais (CNM) do Centro Socioeconômico (CSE) na UFSC, onde coordena o Grupo de Estudos sobre a Rússia (PRORUS). Ademais, foi Coordenador-Geral da Rede de Pesquisas sobre a Rússia (REDE.RU), entre 2020 e 2022, além de deter experiência na área de Economia, com ênfase em mudança tecnológica e Rússia, atuando, principalmente, nos temas de economia da inovação, sistema de inovação, economia industrial, trajetória tecnológica e Rússia. 

O secretário de Relações Internacionais da UFSC, Dr. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, também estará presente na abertura da série para falar um pouco sobre a cooperação internacional da UFSC com a Rússia.

Conheça os entrevistadores: 

Professor Gilvan Müller de Oliveira, doutor em Linguística na Universidade Estadual de Campinas. Desde 2018, é o Coordenador Geral da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM) (2018-26), com sede na UFSC e faz parte do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV), colaborando também com a SINTER na área de Política Linguística da UFSC. 

Professor Agripa Faria Alexandre, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Atualmente, tem vínculo docente com o curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é professor convidado do Centre de Recherches Internationales de Sciences.Po de Paris. A concentração de sua pesquisa é voltada para duas áreas: epistemologia das Relações Internacionais e Ecologia Política Internacional. 

Tags: Cátedra UnescoConexões UFSCPolítica linguísticaRússiaUFSCWebinar
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.