Cursos abertos

Cursos abertos oferecidos pelo Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT):

  • Exámenes de certificación en español: acercamiento

Inscrições: 18/05 a 17/06

O objetivo do curso é familiarizar os participantes com o formato dos exames de proficiência CELU, DELE, SIELE, LAPLE (DLLE/UFSC), os tipos de questões, as habilidades avaliadas, o tempo para realização, a atribuição de notas/pontuação e as condições de oferta e validade dos exames.

Atenção: é necessário que os participantes tenham conhecimento da língua espanhola (compreensão leitora e auditiva, pelo menos), pois todo o curso (aulas, materiais e atividades) será dado em espanhol. Entre em contato com espanhol.nilt@gmail.com em caso de dúvidas.

Aulas de 22/06 a 15/07

Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/curso-exames-proficiencia-esp-nilt

——————————————————————————————————————————————-

  • Francophonie et mobilité étudiante

Inscrições: 22/05 a 01/06

O objetivo é ampliar os conhecimentos sobre a língua francesa e se familiarizar com o sistema educativo universitário francófono. O curso é aberto à comunidade universitária – estudantes, professores e técnicos. A carga horária é de oito horas e serão ofertadas duas turmas com 15 vagas cada. O pré-requisito é nível B1 de francês e as aulas serão presenciais, com apoio da plataforma Moodle para atividades complementares. Entre em contato com clarissa.oliveira@ufsc.br em caso de dúvidas.

Turma 1: período matutino. Aulas em 6, 8, 13 e 15 de junho das 10h às 11h30.

Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/francofonia-mobilidade-estudantil

Turma 2: período vespertino. Aulas em 7, 9, 14 e 16 de junho das 14h às 15h30.

Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/francofonia-mobilidade-estudantil-turma2

——————————————————————————————————————————————–

  • Aspectos da escrita acadêmica em português brasileiro: resumo, resenha e artigo científico

Inscrições: 10/04 a 30/04

Aulas de 10/05 a 30/05

O curso é oferecido aos estudantes, pesquisadores e professores estrangeiros e/ou brasileiros que necessitem ser introduzidos à produção de textos no contexto da academia em português brasileiro. O objetivo é capacitar o participante a produzir textos acadêmicos de qualidade em português brasileiro, instrumentalizando-o com os elementos formais, linguísticos e argumentativos necessários ao processo.

Conteúdo programático:

  • Os gêneros acadêmicos: resumo, resenha, artigo;
  • Características gerais da escrita acadêmica: concisão, clareza, objetividade, impessoalidade;
  • Estratégias de construção de impessoalidade na escrita acadêmica;
  • Coesão e coerência textuais: conectores, modalizações e retomadas anafóricas;
  • O artigo acadêmico e sua estrutura: aspectos de forma e conteúdo.

O curso é composto por três módulos, tem carga horária de 16 horas e dispõe de 100 vagas. As aulas são totalmente à distância, sendo utilizada a plataforma Moodle para disponibilizar conteúdos e atividades. Para a aprovação ao fim do curso, deve-se obter nota final maior ou igual a seis (6,0). Os participantes que concluírem as atividades obrigatórias com o desempenho exigido receberão um certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com validade em todo o território nacional.

Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/ple-escritaacademica

——————————————————————————————————————————————–

  • Caminhos e perspectivas de estudar na Itália – leitura e compreensão de editais em língua italiana – 3ª edição

Inscrições: 06/04 a 30/04

Aulas de 04/05 a 31/05

Esse curso de extensão, em sua terceira edição, busca instrumentalizar o público acadêmico (graduandos, pós-graduandos, técnicos,  professores e comunidade em geral) para a compreensão de editais de bolsa de estudo para instituições educacionais italianas.

Dada a oferta de bolsas do governo italiano para intercâmbio de graduação, para pesquisas de pós-graduação e para intercâmbios culturais, pretende-se que os alunos, ao final deste curso, possam: 1) localizar facilmente editais de bolsas de estudo do governo italiano; 2) compreender o sistema educacional superior italiano; 3) conhecer as principais provas de proficiência em língua italiana; 4) reconhecer características de um edital, em língua italiana; 5) preencher autonomamente fichas de inscrição.

A carga horária é de 20h. Aulas síncronas serão ministradas via Moodle Grupos nos dias 11/05 , 18/05 e 25/05, às quartas-feiras, das 10h às 11h30.

Link de inscrição: http://inscricoes.ufsc.br/caminhos-e-perspectivas-italia-3ed