História da Internacionalização da UFSC



Hoje, 18 de dezembro de 2020, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina comemora 60 anos de história. Fundada em 1960, a UFSC está presente em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.

Com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, a UFSC oferece educação gratuita e pública e se consolida ano após ano como uma das melhores universidades do Brasil. Reconhecida internacionalmente, a universidade oferece mais de 100 cursos de graduação (dos quais cerca de 10 são cursos à distância), bem como mais de 80 cursos de mestrado, 50 de doutorado e vários cursos de especialização – além de oferecer educação para crianças desde os primeiros anos de escolaridade até o ensino médio.

Ainda mais importante que os números é o fato de que a UFSC é patrimônio do Estado de Santa Catarina e uma instituição totalmente integrada à sociedade. A UFSC, como universidade pública, gratuita e abrangente, é responsável pela formação de profissionais que fazem a diferença em suas áreas.

A internacionalização caminha junto com a história da UFSC e para a comemoração dos seus 60 anos, a SINTER traz um resgate da memória da Internacionalização para nossa Universidade.

A SINTER programou durante um ano uma série de ações dentre levantamento de registros históricos, depoimentos, coleta de informações relevantes, coleta de materiais impressos e digitais para a composição de uma linha do tempo.

UFSC: 60 anos de excelência!







Palavras do Secretário de Relações Internacionais

“A institucionalização da internacionalização como um dos eixos basilares do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024) pode ser vista como um marco histórico em nosso contínuo e infindável processo de internacionalização. A partir daí, a internacionalização passa a ser vista de uma perspectiva transversal, no sentido de que ela agora passa a ser de responsabilidade de todos (Pró-Reitorias, Secretarias, Direções, Chefias e Coordenadorias), informando os âmbitos da pesquisa, ensino, extensão e gestão universitárias”.

Lincoln P. Fernandes, Secretário de Relações Internacionais.


Galeria de Secretários de Relações Internacionais

1972-

Teodoro Vahl

Diretor

1985-1988: Danilo Freire Duarte

Diretor

1988-1992: Antônio Pedro Schlindwein

Diretor

1996-2000

2000-2004

2004-2008: Nivaldo Cabral Kuhnen

Diretor

2008-2012

2012-2015

2015-2016

2016-2018

2018-2022


Linha do tempo da internacionalização da UFSC



Depoimentos

Como parte do trabalho desenvolvido, coletamos depoimentos e mensagens de ex-servidores da SINTER, e compartilhamos a seguir.

Qual a importância da internacionalização para a UFSC?

“O reconhecimento da UFSC por pesquisadores e estudantes estrangeiros e também para que nossos estudantes pudessem conhecer a realidade de estudos no exterior.”

“Abre o leque de oportunidades, tanto para a UFSC, quanto para outras instituições, no que se refere não somente a experiência rica de um intercâmbio, mas também de vislumbrar possibilidades vividas em instituições parceiras.”

“Creio que é uma das mais importantes razoes de sua existência como universidade moderna, atuante, inovadora, que cria condições para renovar a massa crítica dos estudantes quando de seu retorno para o Campus.”

“A internacionalização tem papel crucial para que a Universidade se torne um ambiente que receba e forneça experiências, conhecimentos e recursos humanos em nível global, aumentando sua relevância mundial e local decorrentes das atividades das cooperação internacional.”

Deixe aqui sua mensagem em comemoração aos 60 anos da UFSC!

“Parabéns pela excelência do ensino, pesquisa e extensão”

“A UFSC é uma potência! Suas possibilidades são inúmeras, seus estudantes são guerreiros e seus servidores a engrenagem dessa grande máquina.”

“Que a UFSC continue sua luta por ser uma universidade inclusiva, pública, gratuita, com a qualidade que já sua marca, que defende e executa projetos com comprometimento comas as transformações necessárias para a cidadania e com interesse na maioria da população.”

“Que a UFSC se fortaleça e continue, com sua presença tão concreta na vida dos catarinenses, incentivando o aprendizado e a pesquisa, colaborando e ajudando a comunidade e cumprindo o papel que cabe a uma instituição de ensino desse porte.”

“Parabéns pela bela trajetória e importante papel para a sociedade! Seguimos em frente vislumbrando grandes avanços nos próximos anos!”


Relatos do Prof. Antônio Schlindwein

Para a construção dessa página, realizamos diversas pesquisas entre servidores que já trabalharam na SINTER para elaborar uma linha histórica o mais completa possível.

Dentre essas consultas, obtivemos um relato rico em detalhes de diversos aspectos da internacionalização da UFSC durante a gestão do prof. Antônio Schlindwein. Dada a importância dos relatos, criamos uma página onde estão compiladas as informações mais relevantes recebidas.


Acesse também a página comemorativa da UFSC 60 anos.

Linha do Tempo (1960 – 2020)