História da Internacionalização da UFSC

Hoje, 18 de dezembro de 2020, a comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina comemora 60 anos de história. Fundada em 1960, a UFSC está presente em Florianópolis, Joinville, Blumenau, Araranguá e Curitibanos.

Com o objetivo de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, a UFSC oferece educação gratuita e pública e se consolida ano após ano como uma das melhores universidades do Brasil. Reconhecida internacionalmente, a universidade oferece mais de 100 cursos de graduação (dos quais cerca de 10 são cursos à distância), bem como mais de 80 cursos de mestrado, 50 de doutorado e vários cursos de especialização – além de oferecer educação para crianças desde os primeiros anos de escolaridade até o ensino médio.

Ainda mais importante que os números é o fato de que a UFSC é patrimônio do Estado de Santa Catarina e uma instituição totalmente integrada à sociedade. A UFSC, como universidade pública, gratuita e abrangente, é responsável pela formação de profissionais que fazem a diferença em suas áreas.

A internacionalização caminha junto com a história da UFSC e para a comemoração dos seus 60 anos, a SINTER traz um resgate da memória da Internacionalização para nossa Universidade.

A SINTER programou durante um ano uma série de ações dentre levantamento de registros históricos, depoimentos, coleta de informações relevantes, coleta de materiais impressos e digitais para a composição de uma linha do tempo.

UFSC: 60 anos de excelência!

Palavras do Secretário de Relações Internacionais

Galeria de Secretários de Relações Internacionais

TITLE

This is a fully customizable box builder plug-in. Display marketing info, images, text etc... as you wish
Linha do tempo da internacionalização da UFSC

Depoimentos

Documentos Importantes

Palavras do Secretário de Relações Internacionais

Em construção

Galeria de Secretários de Relações Internacionais

1972-

Teodoro Vahl

1985-1988: Danilo Freire Duarte

1988-1992: Antônio Pedro Schlindwein

1996-2000: Louis Roberto Westphal

2000-2004: Louis Roberto Westphal

2004-2008: Nivaldo Cabral Kuhnen

2008-2012: Enio Luiz Pedrotti

2012-2015: Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho

2015-201: Aguinaldo Roberto Pinto

2016-2018: Lincoln Paulo Fernandes

2018-2022: Lincoln Paulo Fernandes

Linha do tempo da internacionalização da UFSC

Depoimentos

Como parte do trabalho desenvolvido, coletamos depoimentos e mensagens de ex-servidores da SINTER, e compartilhamos a seguir.

Qual a importância da internacionalização para a UFSC?

“O reconhecimento da UFSC por pesquisadores e estudantes estrangeiros e também para que nossos estudantes pudessem conhecer a realidade de estudos no exterior.”

“Abre o leque de oportunidades, tanto para a UFSC, quanto para outras instituições, no que se refere não somente a experiência rica de um intercâmbio, mas também de vislumbrar possibilidades vividas em instituições parceiras.”

“Creio que é uma das mais importantes razoes de sua existência como universidade moderna, atuante, inovadora, que cria condições para renovar a massa crítica dos estudantes quando de seu retorno para o Campus.”

“A internacionalização tem papel crucial para que a Universidade se torne um ambiente que receba e forneça experiências, conhecimentos e recursos humanos em nível global, aumentando sua relevância mundial e local decorrentes das atividades das cooperação internacional.”

Deixe aqui sua mensagem em comemoração aos 60 anos da UFSC!

“Parabéns pela excelência do ensino, pesquisa e extensão”

“A UFSC é uma potência! Suas possibilidades são inúmeras, seus estudantes são guerreiros e seus servidores a engrenagem dessa grande máquina.”

“Que a UFSC continue sua luta por ser uma universidade inclusiva, pública, gratuita, com a qualidade que já sua marca, que defende e executa projetos com comprometimento comas as transformações necessárias para a cidadania e com interesse na maioria da população.”

“Que a UFSC se fortaleça e continue, com sua presença tão concreta na vida dos catarinenses, incentivando o aprendizado e a pesquisa, colaborando e ajudando a comunidade e cumprindo o papel que cabe a uma instituição de ensino desse porte.”

“Parabéns pela bela trajetória e importante papel para a sociedade! Seguimos em frente vislumbrando grandes avanços nos próximos anos!”

Documentos importantes

Em construção

Acesse também a página comemorativa da UFSC 60 anos.

Linha do Tempo (1960 – 2020)