Secretaria de Relações Internacionais | Office of International Relations
  • Notícias

    Publicado em 2022-02-21 às 16:47:30

  • Língua Espanhola: benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes

    Publicado em 2025-01-15 às 09:05:25

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com o Instituto Cervantes concede oportunidade às instituições associadas ao GCUB para solicitação de diversos benefícios voltados à língua espanhola. O Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos do mundo. 

    Estudantes de graduação e de pós-graduação, professores (as) e técnicos-administrativos da UFSC podem se beneficiar de prova de nivelamento gratuita, carnê virtual da biblioteca gratuito, 25% de desconto em todos os cursos e 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE. 

    Os interessados devem preencher o formulário até às 23:59 do dia 1º de fevereiro de 2025. Aos que o fizerem a inscrição, basta entrar em contato diretamente com o Instituto Cervantes para acessar os materiais a partir do dia 2 de fevereiro. O número de inscrições por universidade é ilimitado.

    Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos adicionais, solicitamos a gentileza de enviar e-mail para eventos@gcub.org.br.


  • [Exame de Proficiência em Inglês] Desconto de 15% nos exames TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition – Edição Janeiro de 2025

    Publicado em 2025-01-15 às 09:00:52

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Educational Testing Service (ETS) concede uma nova oportunidade para solicitação de voucher com desconto de 15% aos que desejarem realizar o Exame TOEFL iBT. O benefício é destinado exclusivamente para professores(as), estudantes, técnicos(as) e pesquisadores(as) das universidades associadas ao GCUB, como é o caso da UFSC.

    ORIENTAÇÕES

    Os vouchers serão emitidos pelas ETS e enviados pelo GCUB aos interessados no prazo de até 30 dias, devido ao processo internacional. Após o recebimento do voucher, o beneficiário terá o prazo de até 1 ano para agendar o Exame TOEFL iBT, sem concessão de extensão do prazo.

    O valor em dólares do Exame TOEFL iBT com desconto de 15% é igual a USD 204,00. O interessado deverá depositar ou transferir o valor para a conta do GCUB em R$, realizando anteriormente a conversão exclusivamente por meio do site oficial do Banco Central que utiliza como base a taxa de câmbio oficial do dia. Após realizado o pagamento, o interessado deverá realizar o preenchimento de um formulário.

    OBSERVAÇÕES:

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  • Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da ASSAF marca novo ciclo para a comunidade angolana em Florianópolis

    Publicado em 2025-01-14 às 13:05:46

    Da esquerda para a direita: Flávio Anastácio João (membro e representante da ANANG), Vanessa Eidam (membro da direção/diretoria do SINTUFSC), Nataniel Kuanza (ex-presidente da ASSAF), Laurindo Rafael (associado e membro da Comissão Eleitoral), Elisa Dulce Fundanga (atual presidente da ASSAF), Enair da Costa (atual vice-presidente da ASSAF), Elisa Schemes (representante da SINTER), Carla Fonseca (representante da Comunidade Cabo-Verdiana em Florianópolis), Eduardo Calibondue (associado e membro da Comissão Eleitoral) e Cláudio Calipi (associado e primeiro Cavalheiro da ASSAF).

    No último dia 12 de janeiro de 2025, foi realizada a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF), no antigo restaurante dos servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizado em frente à Reitoria II. A solenidade empossou duas mulheres, Dulce Fundanga e Enair da Costa como presidente e vice-presidente, respectivamente, para liderarem a gestão da entidade pelos próximos dois anos.

    O evento teve início com atividades de boas-vindas e prosseguiu com um almoço. Na ocasião, foram entregues Menções Honrosas, certificados e presentes à nova presidente, à vice-presidente e à própria ASSAF, reconhecendo a relevância de sua atuação. Parceiros e colaboradores da associação também realizaram pronunciamentos, destacando o trabalho desenvolvido. Entre os presentes, esteve Elisa Schemes, representante da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC (SINTER) e atual responsável pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFSC.

    Durante sua fala, Elisa reforçou o compromisso e a parceria da SINTER com a ASSAF, agradeceu e parabenizou a gestão anterior, liderada por Nataniel Kuanza, e desejou às empossadas êxito na nova gestão. Elisa também destacou a significativa presença angolana na comunidade internacional da UFSC, que representa o grupo mais numeroso entre os estudantes internacionais da graduação, com 175 alunos de um total de 555, e ocupa a segunda posição entre os estudantes de pós-graduação. Além disso, ressaltou os impactos positivos da presença da comunidade angolana na universidade, em especial pela organização da ASSAF e pelos eventos acadêmicos, culturais e esportivos, promovidos por ela de forma colaborativa com outros países africanos.

    Outro ponto de destaque foi o convite aos presentes para participarem da Recepção da Comunidade Internacional, que ocorrerá em 10 de março de 2025, com o objetivo de acolher os novos ingressantes. A expectativa é que o PEC-G receba nove novos estudantes angolanos neste ano. Elisa também mencionou uma importante atualização nas normas do programa: desde 2024, não é mais exigido o certificado CELPE-Bras para estudantes de países lusófonos. A comprovação de um histórico escolar com média global de no mínimo 65% (13 valores) na disciplina de Língua Portuguesa durante o ensino médio é agora suficiente.
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  • Chamada nº 1/2025/SINTER/SEAD/PROPG – Participação de professores da educação básica de países de língua portuguesa em cursos de pós-graduação lato sensu da UFSC

    Publicado em 2025-01-14 às 10:40:16

    A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), a Secretaria de Educação a Distância (SeAd) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam professores da educação básica dos países e regiões de língua portuguesa, exceto do Brasil, a se inscreverem no processo seletivo para o curso de pós-graduação lato sensu em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Afro-Brasileira da UFSC. 

    Poderão se candidatar quaisquer pessoas que tenham diploma de nível superior e atuem como professores da educação básica dos países e regiões de língua portuguesa, exceto do Brasil, na área de língua portuguesa ou em áreas correlatas.

    Serão oferecidas 100 vagas para estudantes internacionais dos países e regiões de língua portuguesa*, exceto do Brasil.

    O prazo de inscrições é até o dia 14 de fevereiro de 2025por meio deste formulário.

    Acesse a Chamada nº 1/2025/SINTER/SEAD/PROPG na íntegra e conheça todas as normas para a candidatura.

    *Entende-se como países de língua portuguesa: os membros plenos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP); os observadores associados da organização como região de língua portuguesa; e a Região Administrativa Especial (RAE) de Macau, na República Popular da China (RPC).


  • Inscrições abertas para os cursos online de Mandarim do 1º semestre de 2025 – Sala de Aula Confúcio

    Publicado em 2025-01-14 às 09:58:18

    A Sala de Aula Confúcio – E 孔子课堂 é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – por meio da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) – o Instituto Confúcio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Beijing Jiaotong University (BJTU).

    O Instituto Confúcio na Unicamp, órgão vinculado ao Ministério da Educação da China, e que busca a disseminação da língua e da cultura chinesas através do convênio entre a Beijing Jiaotong University (BJTU) e a Unicamp, divulga a abertura das inscrições para os cursos de Mandarim do 1º semestre de 2025. Serão oferecidas quatro turmas voltadas exclusivamente a estudantes e servidores docentes e técnicos-administrativos da UFSC:

    Curso de Mandarim (online) níveis Básico 1, 2 e 3 – Turmas UFSC

    Mandarim Básico 1:

    (0213/132) UFSC 1A – às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h00 (Prof. Li) Online
    (0213/133) UFSC 1B – às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h00 (Prof. Ren) Online

    Mandarim Básico 2:

    (0217/090) UFSC – às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 20h00 (Prof. Yue) Online

    Mandarim Básico 3:

    (0224/062) UFSC – às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 20h00 (Prof. Li) Online

    ATENÇÃO! Alunos e funcionários da UFSC têm direito a 90% de desconto no valor dos cursos, mediante comprovação de vínculo ativo com a Universidade (envio por e-mail do de Atestado de Matrícula – no caso de estudantes, e da cópia da Identidade funcional – técnico-administrativos e professores).

    • Forma de inscrição: via Extecamp, seguindo o passo a passo descrito neste guia.
    • Data das inscrições: de 13/01 a 13/02.
      *Os links de inscrições serão fechados quando forem atingidos 50 inscritos por turma.
    • Início das aulas: 24 de fevereiro.

    Maiores informações, entre em contato com o Instituto através do e-mail: confucio@unicamp.br

    Obs: Em anexo, está o passo a passo com instruções para inscrição nas turmas de Mandarim.


  • Convite para estudantes internacionais da UFSC participarem do CINE.EDU

    Publicado em 2025-01-07 às 22:19:03

    O CINE.EDU, contemplado pelo Edital PROEXT-PG, da CAPES, é um projeto de extensão que compreende o cinema como uma arte transdisciplinar e uma poderosa ferramenta para a prática do pensamento crítico.

    Reunindo pesquisadores e discentes de diferentes Programas de Pós-graduação (Literatura, História, Antropologia Social e Educação), da graduação (Cinema e História) e estudantes intercambistas da UFSC, esta iniciativa promove ações em escolas de Ensino Fundamental e Médio, incluindo projeções de filmes, debates e oficinas, com o objetivo de ampliar a formação crítica e artística dos participantes.

    Focado na diversidade audiovisual e na valorização de cinematografias historicamente silenciadas, o CINE.EDU busca integrar universidade e comunidade, fortalecendo a prática cineclubista e o fazer artístico, criando espaços de reflexão e produção cultural.

    Os estudantes internacionais interessados em participar do projeto podem entrar em contato por meio do perfil do Instagram @cine.edu.ufsc ou pelo email scansani.andrea@ufsc.br

     


  • Rede Andifes-IsF publica artigo sobre A Rede Idiomas sem Fronteiras no Brasil na revista Relatório Mundial de Humanidades

    Publicado em 2025-01-07 às 12:29:07

    Fonte: Relatório Mundial de Humanidades

    A Rede Andifes disponibilizou em seu site o artigo “A Rede Idiomas sem Fronteiras no Brasil”, do original The Languages without Borders Network in Brazil,  publicado na revista Relatório Mundial de Humanidades ou The World Humanities Report. A publicação pode ser lida em sete idiomas, sendo eles alemão, espanhol, francês, inglês (original) italiano, japonês e português. O objetivo é conhecer mais sobre a rede Andifes Idiomas sem Fronteiras a partir da atuação do IsF no Brasil, da ligação com o antigo programa Ciências Sem Fronteiras, das suas implicações no contexto educacional brasileiro, da sua estrutura e da estrutura do Núcleo Gestor, e da transição de administração do Governo Federal para a Andifes.

    De modo geral, o Relatório Mundial de Humanidades é resultado do Projeto do Consórcio de Centros e Institutos de Humanidades (CHCI) em colaboração com o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH). O documento em português teve como autores, além da própria Rede Andifes-IsF, Denise Abreu-e-Lima da Universidade Federal de São Carlos e Waldenor B. Moraes Filho da Universidade Federal de Uberlândia. 

    A Rede IsF no Brasil

    Conforme apresenta o documento, Rede Idiomas sem Fronteiras surgiu no Brasil como uma estratégia política e de regulamentação nacional que acompanha as ações adotadas pelas universidades do Hemisfério Sul no processo de internacionalização do ensino superior. Uma das iniciativas brasileiras mais importantes neste contexto foi a criação do programa Ciências Sem Fronteiras (CSF), apoiado tanto pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) quanto pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O programa recebeu críticas, principalmente relacionadas à limitação das ações voltadas à tecnologia e à inovação, que considerava os cursos das áreas de Exatas, Tecnológicas e Medicina, excluindo as humanidades e ciências sociais. O trecho do documento destaca que O programa pretendia internacionalizar a pesquisa brasileira, mas é impossível abordar a internacionalização sem considerar a língua como base para a comunicação entre as pessoas e o papel central da educação linguística”. Com isso, em decorrência da necessidade linguística e de proficiência da comunidade para aplicar para as bolsas do CSF, surgiu o Idiomas sem Fronteiras (IsF), como alternativa para suplementar o ensino de línguas estrangeiras no Brasil.  
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