Secretaria de Relações Internacionais | Office of International Relations
  • [Resultado] Tutores e Cadastro de Reserva 2025 para os cursos do IsF conforme o Edital nº 8/2025/SINTER

    Conforme o Edital nº 8/2025/SINTER, divulgado pela Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) em de 25 de agosto de 2025, declaramos aprovados os candidatos abaixo, referente ao Processo Seletivo de Tutores e Cadastro de Reserva 2025, para os cursos da Rede Andifes – Idiomas sem Fronteiras (IsF).
    Eventuais recursos dos resultados da seleção deverão ser apresentados no dia 9 de setembro de 2025, até às 12h00min, pelo e-mail ufsc.isf.andifes@gmail.com

    FRANCÊS IsF UFSC

    Resultado do processo seletivo  para tutor (cadastro de reserva) do Francês IsF da UFSC:

    1º lugar: Raquel Davi Mustifaga

    2º lugar: Ana Luisa Messor

     

    PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS IsF UFSC

    Resultado do processo seletivo para tutor (cadastro de reserva) do Português para Estrageiros IsF da UFSC:

    Aprovado: Guilherme Aynerson Araujo Brito

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  • Informação aos/às selecionados/as para os cursos de Inglês – English Language Fellow

    Informamos que os/as selecionados/as para os cursos de inglês do English Language Fellow Daniel Chavez receberão um e-mail do próprio professor com as devidas orientações.

    As aulas iniciarão em 8 de setembro e acontecerão no Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT) da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER), localizado no seguinte endereço:

    Reitoria II – Térreo (Sala 4)
    Av. Desembargador Vitor Lima, n.º 222
    88040-400 – Florianópolis/SC


  • Aberta a chamada de artigos: RILP 50 – China e Lusofonia da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (até 31/10/2025)

    A Associação das Universidades de Língua Portuguesa convida a UFSC e sua comunidade científica a participar da chamada de artigos para a Revista Internacional de Língua Portuguesa (RILP) IV. A publicação terá como tema China e Lusofonia da série Nº 50, com prazo até 31 de outubro de 2025

    A RILP é editada desde 1989, com uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que circula a nível nacional e internacional, além de fomentar o intercâmbio entre falantes de língua portuguesa. A revista tem uma tiragem semestral de 200 exemplares e é disponibilizada online em regime open access (www.rilp-aulp.org), aproximando as culturas que encontram sua expressão na língua portuguesa. Ademais, possui formato impresso, sendo distribuída por todas as instituições de ensino superior membros da AULP.  

    A RILP está indexada / listada no Catálogo Latindex – Sistema de Informação Internacional de Revistas Científicas, Qualis (B5) – Sistema de classificação de periódicos da CAPES, do Ministério da Educação do Brasil, ERIH PLUS – European Reference Index for the Humanities da European Science Foundation (ESF), Google Scholar, Publons e OJS /PKP. 

    Informações adicionais como as normas de submissão e de publicação dos artigos podem ser encontradas na página oficial da RILP AULP. Os envios devem ser realizados para o endereço rilp@aulp.org, podendo ser enviados em inglês ou em português.


  • Período de inscrições prorrogado – Cursos gratuitos de inglês com English Language Fellow (Até 5/9/2025)

    Está prorrogado até o dia 5 de setembro (sexta-feira) o período de inscrições para os cursos do English Language Fellow Prof. Daniel Chavez, no Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT) da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da UFSC.

    Clique aqui para ler a notícia completa e se inscrever.


  • Chamada nº 2/2025/SINTER/PROPESQ – Credenciamento de servidores(as) docentes e técnicos administrativos da UFSC na “Blue Zone” da COP30 (Prazo: 5/9/2025)

    A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) e a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ) convidam docentes e técnicos da UFSC que desejarem ser credenciados como representantes da UFSC na “Blue Zone” da COP30 a manifestarem seu interesse por meio da presente chamada.

    Os interessados deverão enviar um e-mail para caa.sinter@contato.ufsc.br até o dia 5 de setembro de 2025, com o título “COP30 – Sigla do Centro/Unidade – Nome do candidato” (Ex: COP30 – CCE – José da Silva). Este formulário deve ser baixado, preenchido, salvo em .pdf, assinado e enviado em anexo.

    O resultado será divulgado no dia 8 de setembro, até às 16 horas, nas páginas da SINTER e da PROPESQ.*
    *Devido ao grande número de inscrições para a COP 30, o resultado será publicado dia 9 de setembro, terça-feira, até às 13 horas.

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  • UFSC realiza II Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (II ENMP)

    A Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo (UCLPM/UFSC), coordenada pelo Prof. Gilvan Muller de Oliveira,  em parceria com o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL), coordenado pela Profa. Rosângela Morello, promoveu o II Encontro Nacional de Municípios Plurilíngues (II ENMP) nos dias 1 e 2 de setembro de 2025, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade da UFSC, em Florianópolis. O evento contou com formato híbrido, reunindo mesas-redondas, palestras e workshops presenciais, além de comunicações orais online, ampliando o alcance e a participação.

    A abertura do encontro destacou o protagonismo da UFSC, especialmente pelo trabalho do Prof. Gilvan à frente da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. Durante o evento, foi ressaltado que o Brasil registra atualmente 354 línguas diferentes, evidenciando o ineditismo do país em reconhecer línguas nos municípios.

    O II ENMP tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a regulamentação das políticas de cooficialização de línguas no Brasil, promovendo um espaço de troca de experiências, capacitação e debate sobre os desafios e oportunidades para os municípios plurilíngues. Estão participando gestores públicos, pesquisadores, educadores, agentes culturais e comunidades linguísticas, dessa forma, reafirmando o direito à diversidade linguística como pilar da cidadania e do desenvolvimento local.

    A professora Rosângela Morello, do IPOL, destacou a importância da continuidade dos debates iniciados há uma década:

    “É importante ressaltar que o II ENMP acontece 10 anos depois do I ENMP, realizado pelo IPOL e parceiros na UFSC. À época, em 2015, havia 15 municípios e 11 línguas cooficializadas, e o encontro teve como objetivo discutir as potencialidades da política de cooficialização. Atualmente, são 86 municípios e 56 línguas cooficiais, o que evidencia a necessidade de avançar na regulamentação das leis. Esse é o foco do II ENMP, que também se constitui como um espaço de celebração de uma trajetória compartilhada e de construção de novas parcerias “, afirmou.

    Estiveram presentes o secretário de relações internacionais da UFSC professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, representando o reitor na mesa de abertura, e a diretora da SINTER Drª Fernanda Leal, moderando a mesa “Língua como direito e recurso”.
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  • [Espanhol] Comunidade universitária da UFSC pode solicitar benefícios oferecidos pelo Instituto Cervantes até 30 de setembro

    O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras – GCUB, em parceria com o Instituto Cervantes, concede nova oportunidade para solicitação dos benefícios oferecidos às instituições associadas.

    Os benefícios decorrentes da parceria GCUB-Cervantes são oferecidos por todas as oito unidades do Instituto Cervantes no Brasil, localizadas nas seguintes cidades: Belo Horizonte/MG, Brasília/ DF, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Paulo/SP.

        O Instituto Cervantes é a principal instituição responsável pela difusão do ensino do espanhol, da cultura da Espanha e dos países hispânicos no mundo.
        Abaixo, encontram-se a lista dos benefícios oferecidos à comunidade universitária da UFSC e as orientações a serem seguidas.
    1. Benefícios:
    • Prova de nivelamento gratuita.
    • Carnê virtual da biblioteca gratuito.
    • 25% de desconto em todos os cursos.
    • 25% de desconto na realização do exame de proficiência DELE.

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