UFSC presente no 1º Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação.

A UFSC se fez representar por seu Secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, no 1º Diálogo Brasil-Alemanha em Ciência, Pesquisa e Inovação, realizado nos dias 21 e 22 de novembro passado em São Paulo e promovido pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP).

O evento, que contou com a presença de representantes de várias Universidades alemãs e brasileiras, também serviu para apresentar o novo Centro Alemão de C & I – SP. A Alemanha hoje conta com cinco desses Centros no mundo: Moscou, Nova Déli, Nova Iorque, Tóquio, e agora São Paulo. Os centros são uma iniciativa do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, em cooperação com o Ministério de Educação e Pesquisa. Os Centros Alemães de Ciência e Inovação fazem parte da política de internacionalização dos dois ministérios.

Interessados em intercâmbios acadêmicos, científicos e tecnológicos com a Alemanha, podem procurar o “DWIH-SP e/ou a SINTER.

Na seqüência do evento em São Paulo, a UFSC recebeu a visita de uma delegação alemã com representação da WW Universidade de Münster. Estiveram presentes o Prof. Stephan Ludwig, pró-reitor de Pesquisa, Dr. Ricardo Schuch, Diretor Executivo de RI e o Prof. Bernd Hellingrath. A comitiva foi recebida pela Vice-Reitora, Profª Lúcia Helena Pacheco, e pelo Secretario de RI da UFSC, Prof. L. Carlos Pinheiro Machado Filho. Na ocasião foram discutidas futuras possíveis cooperações, como um programa estratégico de cooperação em pesquisa e inovação tecnológica envolvendo a UFSC, USP e Univ. de Münster.