Programa Fellow-Mundus oferece bolsas de estudos no exterior (3ª chamada) – Inscrições até 15/01/2016

Fellow1O objetivo do Programa Fellow-Mundus é promover o intercâmbio acadêmico entre Europa e América Latina, com bolsas que cobrem passagem aérea, seguro saúde e auxílio mensal.

O prazo para inscrições é até 15 de Janeiro de 2016.

Candidatos da UFSC  poderão se candidatar às seguintes instituições: Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Algarve, Universidad de Sevilla, Wroclaw University of Technology, University of Warsaw e Universidad de Salamanca. A lista completa com as ofertas acadêmicas e áreas abrangidas podem ser conferidas através da página oficial do programa.

No caso de candidatos vinculados a UFSC, os inscritos se enquadram entre os Grupos Alvo 1 e 3. Confira o número de bolsas para esta chamada:

Grupo Alvo 1
Candidatos atualmente matriculados na UFSC

Graduação 8
Mestrado 7
Doutorado 1
Pós-doutorado 1
Professores e servidores técnico-administrativos 5

Grupo Alvo 3
Candidatos em situações particularmente vulneráveis por razões políticas e sociais*

Graduação 4
Mestrado 3

* O Grupo Alvo 3 refere-se a candidatos que se encontrem em situação particularmente vulnerável, por razões econômicas, sociais ou políticas (baixa renda, refugiados, questões raciais, asilo político, população indígena, etc.). No caso da UFSC, poderão ser considerados como Grupo Alvo 3:

– Candidatos com cadastro socioeconômico aprovado na PRAE;

– Candidatos que foram admitidos na Universidade via Política de Ações Afirmativas da UFSC (sistema de cotas);

– Candidatos Indígenas;

– Candidatos com deficiência;

– Candidatos que recebam auxílio de algum programa de assistência social.

Esses candidatos deverão comprovar sua situação através de declaração da Instituição, com assinatura e carimbo no documento.

Confira as informações completas no Guia do Candidato no site do Erasmus Fellow-Mundus.

Dúvidas? Entre em contato com a equipe Fellow-Mundus através de  fellowmundus@contato.ufsc.br

Dúvidas frequentes

• O preenchimento da inscrição deverá ser feito em inglês, independente do país escolhido.
  • Como comprovante de matrícula na UFSC, serão aceitos o Histórico Síntese bem como o Controle Curricular (CAGR). O respectivo documento deve ser assinado e carimbado pela secretaria do curso ou departamento.
  • Não há necessidade de tradução juramentada para os documentos.
  • No momento de preencher o campo da inscrição onde se solicita o “Contato na instituição de origem”, o candidato deve inserir as informações do respectivo departamento qual é vinculado na UFSC.
  • Para os candidatos que se candidatarem a instituições da Polônia: Ao conferir a oferta acadêmica pretendida, caso não esteja descrito o tipo de exame de proficiência inglesa em específico, poderá ser enviado o TOEFL IBT realizado através do Inglês Sem Fronteiras – UFSC.

Veja outras dúvidas frequentes através deste link.