UFSC sobe de posição em ranking das melhores universidades do mundo

18:16:17

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está entre as 1.001 melhores universidades do mundo, de acordo com o QS World University Rankings. Na classificação de 2019, a instituição estava no intervalo de posições entre 751º e 1000º. Este ano, aparece entre 701º e 750º, significando uma variação de até 50 posições. A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação, que usa métodos de coleta e análise de dados resultantes de pesquisas com mais de 45.000 empregadores e 94.000 especialistas em todo o mundo.

A avaliação é feita através de seis critérios, incluindo Reputação Acadêmica, Reputação de Empregador, Relação Docente/Estudante, Citações, Índice de Professores Internacionais e Índice de Estudantes Internacionais.

O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é a universidade mais bem classificada do mundo, seguido pela Universidade de Stanford em 2º e Universidade de Harvard em 3º lugar. No top 10, a maioria são instituições britânicas e americanas, sendo o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça a única europeia. A pontuação geral e mais informações sobre a metodologia podem ser encontradas na página da QS World University Rankings.

Ranking nacional – O jornal Folha de S. Paulo classifica anualmente instituições brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, ensino, internacionalização, inovação e inserção no mercado de trabalho no Ranking Universitário Folha (RUF). Na edição de 2018, a mais recente, a UFSC aparece em 6º lugar, duas posições a mais que em 2016, com um uma pontuação geral de 92,30. A primeira colocada, Universidade de São Paulo (USP), aparece com 97,52. De acordo com o site do jornal, os dados de avaliação são coletados em bases de dados do Censo do Ensino Superior Inep-MEC, Enade, Web of Science, SciELO, Inpi, Capes, CNPq, Datafolha e Fundações estaduais de fomento à ciência.