Programa de Mobilidade Virtual UFSC – Universidad del Valle (UNIVALLE)

A pandemia da COVID-19 causou grandes impactos nas mais diversas esferas da nossa sociedade, como no campo da educação. No ensino superior, a pandemia serviu como catalisadora para o processo de consolidação do ensino remoto. A Universidade Federal de Santa Catarina, em  parceria com a Universidad del Valle (Colômbia) foram pioneiras nesse processo.

O processo se iniciou quando as coordenadoras do convênio entre as duas instituições, Professora Lívia Arcêncio do Amaral (Brasil) e Professora Esther Cecília Wilches Luna (Colômbia), as quais já desenvolviam projetos conjuntamente, estabeleceram contatos com os escritórios de relações internacionais de suas respectivas instituições com o objetivo de oferecer aos estudantes de graduação da UFSC e da UNIVALLE a oportunidade de realizar o intercâmbio de experiências acadêmicas de maneira virtual.

Em 2020, o programa piloto ofereceu 23 disciplinas e contou com a participação de 17 estudantes da UFSC e 10 estudantes da UNIVALLE em sua primeira edição. A experiência foi tida, tanto por professores como por alunos, como bastante proveitosa, particularmente em um contexto de grandes dificuldades para a manutenção do engajamento no processo educativo.

As professoras idealizadoras da iniciativa estão realizando a avaliação da experiência com vistas a aprofundar a cooperação existente e oferecer ainda mais oportunidades à comunidade acadêmica de ambas as universidades.