Disciplina internacional “As Línguas da Ciência” dá início às aulas

A disciplina internacional “As Línguas da Ciência” (The Languages of Science) teve sua primeira aula do ano. Criada em 2021, é uma parceria entre o Projeto Imagine da UFSC e o Collège Sciences et Technologies da Université de Bordeaux (UB), na França. Trata-se da primeira disciplina da UFSC ofertada em sistema de Collaborative Online International Learning (COIL), de forma multicultural e interdisciplinar. A edição de 2022 ocorre de 13 de setembro a 6 de dezembro.

O COIL é uma modalidade de ensino e aprendizagem cooperativa entre instituições internacionais parceiras, em que o curso é ministrado simultaneamente nos dois países. As salas de aula das duas universidades são conectadas de forma online e os participantes podem interagir em tempo real, de modo a promover um ambiente criativo, internacional, intercultural e inovador. No semestre 2022.2, foram ofertadas dezesseis vagas para cada instituição (UFSC e UB). Abordando o papel da ciência na sociedade, a disciplina incluirá tópicos como ciência e democracia, pseudociência e fake news, em uma viagem virtual pelo mundo científico, com toda sua diversidade de áreas, culturas, línguas e países.

Assista a um vídeo da primeira aula.