Introdução ao Português brasileiro – Nível A1

O Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT/SINTER) promove o curso “Introdução ao Português brasileiro – Nível A1” para estudantes, pesquisadores e professores estrangeiros que necessitem ser introduzidos à língua portuguesa. As aulas serão em modalidade a distância e autoinstrucional. As inscrições ficarão abertas de 30 de setembro a 12 de novembro de 2022.

O objetivo é levar o participante ao domínio de estruturas, expressões e enunciados de uso cotidiano, possibilitando que se comunique de modo simples, apresente-se e apresente outros, faça perguntas e dê respostas sobre aspectos pessoais e de seu entorno. Serão apresentados elementos da cultura brasileira através da utilização de textos relacionados aos conteúdos abordados e de canções consagradas da MPB.

O curso tem carga horária de 20h e oferece certificado de extensão universitária aos participantes que concluírem todas as atividades obrigatórias propostas no curso, com o desempenho exigido para a sua conclusão. As aulas vão de 7 a 21 de novembro.

Confira abaixo o conteúdo programático:

• Saudações e apresentações;
  • Verbos ‘ser’ e ‘estar’;
  • Pronomes pessoais do caso reto;
  • Artigos definidos e indefinidos;
  • Preposições ‘de’ ‘a’ e ‘em’;
  • Contrações de artigos + preposições;
  • Alfabeto e sons do português brasileiro;
  • Aspectos lexicais:
    Dias da semana e meses do ano;
    Números de 1 a 40;
    Profissões;