UFSC na 32ª conferência da European Association for International Education

Este ano o 32nd Annual EAIE Conference and Exhibition reuniu mais de 6.300 delegados de todas as partes do mundo.

A UFSC esteve representada na 32ª conferência anual da European Association for International Education (EAIE), que ocorreu de 13 a 16 de setembro em Barcelona, Espanha, através de seu secretário de Relações Internacionais, Prof. Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho. O congresso da EAIE é o maior e mais importante evento europeu sobre educação superior. Neste evento se reúnem as universidades europeias e muitas outras dos demais continentes. A presença no congresso dá visibilidade internacional à UFSC, e é um espaço privilegiado para fazer contatos, estreitar relações de cooperação e estabelecer convênios. A UFSC participou, juntamente com outras 19 universidades brasileiras, do estande da FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional).

Durante o congresso, destacamos o contato com a AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa), para receber alunos de universidades de língua portuguesa, especialmente da África; com a nova Université Grenoble Alpes (UGA, França) e INP, para renovar acordos de mobilidade estudantil e outros acordos de duplo-diploma; com a Universidade de Oulo, da Finlândia, para mobilidade estudantil nas áreas de Informação, Tecnologia e Engenharia Elétrica; com a Universidad EIA, de Medelim, Colômbia, para possível duplo diploma na área de Engenharia Automotiva; com a University of Arts, da Romênia, que divulgou o festival que fazem todos os anos; com a Universidade de Guadalajara, México, para possível continuação de acordos de cooperação.

Instituições brasileiras presentes no evento, no estande da FAUBAI.

Durante o congresso recebemos no estande da FAUBAI a visita do cônsul do Brasil em Barcelona, Sr. Clemente Baena Soares, que veio prestigiar a delegação brasileira. Reforçamos ao cônsul a importância do MEC investir na visibilidade internacional das universidades brasileiras. Neste ano, não houve apoio algum para o estande. A UFSC teve boa visibilidade no congresso e continua sendo uma instituição muito procurada por parceiros internacionais, por consequência da qualidade do trabalho acadêmico da comunidade universitária.