Chamada n.º 4/2023/PROPESQ-PROPG-SINTER – Manifestações de interesse na constituição de redes, projetos e laboratórios internacionais de pesquisa em parceria com o CNRS

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQ), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) e a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convidam servidores(as) docentes e técnico-administrativos que mantiveram e/ou mantêm cooperação acadêmico-científica com universidades francesas e têm interesse em constituir redes, projetos e laboratórios internacionais de pesquisa em parceria com o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) a preencherem este formulário até o dia 28 de fevereiro.

A presente chamada visa identificar e selecionar propostas para intensificar a cooperação entre a UFSC e universidades francesas por meio da criação de:

1. redes internacionais de pesquisa (IRN);
  2. projetos internacionais de pesquisa (IRP); e
  3. laboratórios internacionais de pesquisa (IRL)

apoiados pelo CNRS. O estímulo advém do escritório regional do CNRS na América do Sul.

Atualmente o CNRS tem apenas cinco laboratórios internacionais na América Latina, sendo três no Chile, um na Argentina e um no Brasil. Há seis redes internacionais e 12 projetos internacionais que conectam pesquisadores do Brasil ao CNRS – nenhuma em Santa Catarina.

A cooperação entre a UFSC e universidades francesas, contudo, é bastante intensa: contempla 51 convênios, 41 parcerias por meio do Capes-PrInt, 13 acordos de dupla diplomação e resultou em 531 publicações científicas desde 2018, das quais 323 mencionam o CNRS. É esse histórico que leva o CNRS a estimular a intensificação da cooperação.

As seis áreas temáticas prioritárias para o CNRS, comportando abordagens multidisciplinares, são:

1. Mudança climática;
  2. Desigualdades educacionais;
  3. Transição energética;
  4. Inteligência artificial;
  5. Territórios do futuro; e
  6. Saúde e meio ambiente.

A criação de redes, projetos e laboratórios internacionais pode, entretanto, contemplar outras áreas temáticas.

As pessoas da UFSC que responderem a esta chamada serão convidadas para discutir o tema. Posteriormente, o portfólio desenvolvido a partir das informações fornecidas será apresentado ao escritório do CNRS para a América do Sul, em reunião no campus da Trindade.

Florianópolis, Curitibanos, Blumenau, Joinville, Araranguá, 25 de janeiro de 2023.

O Centre national de la recherche scientifique – CNRS é o maior órgão público de pesquisa científica da França e uma das instituições de pesquisa mais importantes do mundo. Para enfrentar os grandes desafios presentes e futuros, seus cientistas exploram os seres vivos, a matéria, o Universo e o funcionamento das sociedades humanas. Reconhecido internacionalmente pela excelência do seu trabalho científico, o CNRS é uma referência tanto no mundo da investigação e desenvolvimento como para o público em geral.

Suas atividades cobrem praticamente todas as áreas do conhecimento – biologia, química, ecologia e meio ambiente, engenharia e sistemas, matemática, nuclear e partículas, ciência da informação, ciências sociais e humanas, entre outras.

Tags: docentesservidores