Especialista em internacionalização da educação superior visita a SINTER

10:00:34

Profa. Dra. Kyria Rebeca Finardi e a Diretora da Sinter, Dra. Fernanda Leal.

No dia 27 de abril, a Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) recebeu a visita da Profa. Dra. Kyria Rebeca Finardi, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), que veio a Florianópolis para apresentar o trabalho “Imersos no imaginário global dominante: refletindo sobre os discursos de internacionalização da educação superior no Brasil” (Leal, Abba, Finardi, 2023) no Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência em Administração, e para apresentar uma palestra no Programa de Pós-Graduação em Inglês (PPGI) da UFSC.

Na visita à SINTER, a Diretora de Relações Internacionais, Dra. Fernanda Leal e a Dra. Kyria dialogaram sobre alguns projetos de internacionalização em andamento na UFSC e a possibilidade de parcerias na área de intercâmbio virtual.

A Dra. Kyria é professora efetiva da UFES no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação, membro permanente do Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE), membro da Comissão Permanente de Internacionalização, membro do CT da Andifes/CGRIFES de Política Linguística, do GT da Anpoll de Linguagem e Tecnologia e do GT da Faubai de Políticas Linguísticas. Está ativamente envolvida em organizações, associações e fundações nacionais, regionais e internacionais, como a Associação Mundial de Linguística Aplicada (AILA), a Unesco e a Fapes. Como professora, orientou mais de 42 estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado) no Brasil e no exterior, e suas publicações (mais de 200) foram citadas por mais de 1.600 pessoas. A Dra. Kyria tem atuado nos seguintes temas: a internacionalização do ensino superior, perspectivas decoloniais na produção e circulação do conhecimento acadêmico e o papel dos idiomas e das tecnologias nesse processo. Sua vida acadêmica leva o nome de relevantes universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal de Santa Catarina , Universidade de Pittsburgh nos Estados Unidos, Universidade de Genebra na Suíça e Universidade de Valência na Espanha.

Neste mês de abril, na Faubai 2023 Conference, a Dra. Kyria esteve presente como uma das principais palestrantes do evento.