SINTER realiza palestra para estudantes colombianos em visita institucional Brasil – Colômbia

No dia 27 de abril, a equipe de Programas Internacionais da SINTER palestrou sobre “Oportunidades na UFSC para estudantes internacionais” à comitiva da Colômbia que esteve presente na UFSC em visita institucional.

A visita que faz parte da 8a. Imersão de Cultura Científica, Inovação e Empreendedorismo Brasil – (ICCIEB) 2023 ocorreu em Florianópolis de 24 a 29 de abril e reuniu um grupo colombiano de 26 estudantes e 3 professores pesquisadores para conhecer, aprender e se inspirar em inovação e empreendedorismo considerando suas pesquisas científicas para este aprendizado. Os estudantes, oriundos de Universidades e de Instituições de Ensino Superior e Tecnológico da Colômbia, foram avaliados em seus trabalhos pela Red Nacional de Semilleros de Investigación com pontuação entre 90 e 100 na apresentação de seus trabalhos de iniciação científica nos Encontros Regionais e Nacionais de Iniciação Científica (ENISIs) na Colômbia e por este motivo, foram contemplados para virem ao Brasil participarem dessa atividade que tem por finalidade o aprendizado de um macrossistema de inovação que no Brasil vem se configurando como pujante.

Os estudantes colombianos eram das áreas de Engenharias, Ciências Sociais e Inovação Social, Artes e Tecnologias.

A Nau Ciranda Sinparedes Associação Educativa e Cultural Brasil-Colômbia é uma Associação Educativa e Cultural sem fins lucrativos e de direito privado que trabalha em prol da integração e educação para o empreendedorismo e inovação entre o Brasil, América do Sul e outros países. A Imersão (ICCIEB-2023) é realizada com a parceria da RedColsi – Red Colombiana de Semilleros de Investigación – (Colômbia) e COAS (Colômbia) e o apoio das universidades participantes representadas por meio de seus estudantes pesquisadores e professores, e respectivos coordenadores de grupos de pesquisas destas universidades.