UFSC recebe comitiva da Zhejiang University International Business School (ZIBS) da China

Como parte do acordo de cooperação internacional negociado com a Zhejiang University International Business School (ZIBS), da China, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu nesta quinta-feira, 22 de junho, uma comitiva da instituição no Campus de Florianópolis. O acordo prevê a mobilidade internacional entre estudantes das duas instituições e a cooperação na área de pesquisa. A visita foi organizada pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesq), com o apoio do Gabinete do Reitor (GR) e do Instituto de Estudos sobre a China na UFSC (Ichin).

Comitiva foi recebida no Gabinete da Reitoria. Fotos: Lethicia Siqueira/ Agecom/UFSC

A comitiva da universidade chinesa era formada pelo professor Ben Shenglin, diretor principal (reitor) da ZIBS; sua esposa Deng Yuhua; o CEO da empresa LianLian, Zhu Xiaosong; o diretor executivo e a coordenadora de parcerias do Centro Latino Americano da ZIBS, Rodrigo Moura e Mariana Rodrigues.

Eles foram recepcionados na UFSC pelo reitor, Irineu Manoel de Souza; o diretor de gabinete, João Luiz Martins; o chefe de gabinete, Bernardo Meyer; o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick; o pró-reitor de Pós-Graduação, Werner Kraus Junior; a pró-reitora de Graduação, Dilceane Carraro; a diretora de Relações Internacionais, Fernanda Leal; a coordenadora de convênios internacionais, Amanda Drehmer; a agente de comunicação da Sinter, Caroline Finati; a tradutora e intérprete da Sinter, Paula Michels; e o coordenador do Instituto de Estudos da China (Ichin), Raúl Burgos, acompanhado dos professores Daniel Martins e Fernando Spanhol e da doutoranda Yasmin Lenz.

O grupo foi recebido pelo reitor, que saudou os presentes e fez uma fala breve em que apresentou dados sobre a UFSC, qualificando-a como uma universidade muito importante para a sociedade e reconhecida pela sua qualidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O reitor definiu o acordo como um marco muito importante para o processo de internacionalização da UFSC, trazendo oportunidades na área de pesquisa e intercâmbios.

Conectividade global

O diretor da ZIBS disse que era uma grande honra visitar a UFSC, na sua segunda viagem ao Brasil. Ele apresentou informações sobre a Zhejiang University (ZJU), instituição à qual a ZIBS está vinculada, e também sobre a Província na qual está localizada. “Estamos aqui para dizer que queremos trabalhar mais perto de vocês”, disse o professor Ben Shenglin.

Reitores assinaram acordo de cooperação para mobilidade internacional entre estudantes

O diretor executivo do Centro Latino Americano da ZIBS, Rodrigo Moura, disse que a parceria, além das oportunidades na área acadêmica, proporciona também a aproximação entre os ecossistemas de negócios dos dois países. Apesar dos desafios, ele acredita que o intercâmbio de alunos pode crescer: atualmente a Zhejiang University tem cerca de 6 mil alunos internacionais, dos quais só cerca de 3% são latino-americanos, e o número de brasileiros ainda é pequeno.

Em seguida, o professor Bernardo Meyer apresentou um vídeo institucional da UFSC, com texto em inglês. Após a assinatura do acordo de cooperação, os presentes se dirigiram para a Sala dos Conselhos, onde estava programado um encontro entre os representantes da universidade chinesa e pesquisadores, professores e estudantes da UFSC.

A reunião iniciou com a apresentação de um vídeo institucional da Zhejiang University International Business School. O professor Irineu saudou os presentes, comunicou sobre a assinatura do acordo de cooperação e afirmou que ele será fundamental para estreitar as relações com a China.

O reitor Ben Shenglin apresentou a Zhejiang University, formada por 37 escolas com atividades de ensino e pesquisa em praticamente todas as áreas do conhecimento e que recebe estudantes de 62 países. Ele afirmou que a ZJU é uma das maiores e melhores escolas de Medicina e provavelmente a melhor escola de Engenharia da China. “Eu estar aqui representa o desejo de maior conectividade global”, afirmou.

O professor Jacques Mick fez uma apresentação sobre a estrutura de pesquisa na UFSC, com dados sobre número de pesquisadores, laboratórios, grupos de pesquisa e patentes registradas, entre outros indicadores. De acordo com o pró-reitor, os objetivos principais da UFSC na cooperação com a China são estabelecer unidade com o Instituto Confúcio ou com o Instituto Lu Ban; desenvolver pesquisas em áreas centrais em desenvolvimento na UFSC (sustentabilidade e mudanças climáticas; saúde e qualidade de vida; tecnologia e estudos sociais para o desenvolvimento) e participação na missão de reitores brasileiros à China.

Após a apresentação do pró-reitor, o professor Daniel Martins falou sobre a criação do Instituto de Estudos da China (Ichin) na UFSC. O Instituto começou a se formar em 2018, com participação de voluntários, foi oficializado em 2019 e desde o ano passado está registrado como Programa de Extensão. O Ichin foi um dos fomentadores da parceria entre a ZIBS e a UFSC.

O espaço foi aberto para falas e perguntas dos presentes na sala dos conselhos.

A programação da visita previa ainda eventos no Sapiens Parque, onde a comitiva seria recebida para almoço com empresários no Instituto Senai de Inovação, vinculado à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). À tarde, estava programada uma visita aos projetos da UFSC no Sapiens Parque, como o Laboratório Fotovoltaica e as instalações do Centro de Inovação, Pesquisa, Empreendedorismo e Tecnologia da UFSC (Impetu Hub), com a participação do secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho; do pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Jacques Mick, e pesquisadores do Ichin.

Matéria escrita pela Imprensa do GR/UFSC.

Tags: ChinaSinter UFSCUFSCVisita InternacionalZIBS