Protocolo de Intenções entre MCTI, CNPq e AUGM busca criar Programa de Mobilidade e Pesquisa em pós-graduação na América Latina

08:20:16

Da esquerda para direita: Ricardo Galvão, José Mujica, Luciana Santos, Osvaldo Corrales e Rodrigo Arim. Foto: Rodrigo Cabral

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Associação de Universidades Grupo de Montevidéu (AUGM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deram um passo importante nessa quinta-feira, 13 de junho, para a internacionalização da ciência e cooperação Sul-Sul.

Durante a agenda de trabalho da AUGM no Brasil, no âmbito do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE),  ocorreu a assinatura de um Protocolo de Intenções para a criação de um Programa de Mobilidade para Pesquisadores e Estudantes de Pós-Graduação na América Latina .

O Protocolo de Intenções foi assinado pela ministra do MCTI Luciana Santos, pelo presidente do CNPq, Ricardo Galvão, o presidente e o vice-presidente da AUGM, reitores Osvaldo Corrales e Rodrigo Arim, respectivamente, e o ex-presidente da Uruguai, José Mujica, como convidado.

Com o interesse comum dos participantes em promover e fortalecer os processos de integração dos países latino-americanos, o referido programa de mobilidade continental vem para estimular o intercâmbio científico e tecnológico, além do desenvolvimento na região.

Veja a matéria na íntegra aqui.

A UFSC é universidade-membro da AUGM desde 1992. Conheça aqui as atividades da AUGM de que a UFSC participa.

Tags: AUGMEstudantesMobilidadePesquisadoresPós-graduação