UFSC celebra primeiro convênio com uma universidade do Congo

Na última sexta-feira (9), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Université de Kamina (UNIKAM) da República Democrática do Congo firmaram acordo de cooperação, sendo este o primeiro acordo da instituição brasileira com uma instituição do Congo. A cooperação entre as duas universidades provém do desejo de expandirem suas relações acadêmicas e estimular a troca de conhecimento entre a UFSC e a UNIKAM.

O acordo foi assinado pelo Secretário de Relações Internacionais da UFSC Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e pelo reitor da UNIKAM Paulin Banza Lenge Kikwike. A coordenadora desse convênio na UFSC é a professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras Marie Helene Catherine Torres.

Dentre os objetivos da cooperação estão:

• Mobilidades acadêmicas de estudantes, docentes, pesquisadores e técnicos-administrativos entre as universidades;
  • Projetos e atividades de pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária em conjunto;
  • Colaboração e participação em seminários, palestras, simpósios e encontros acadêmicos;
  • Programas de ensino de graduação e pós-graduação;
  • Dupla-diplomação; e
  • Cotutela.

A UFSC celebra esse primeiro convênio com a República Democrática do Congo, um importante marco que compactua com os objetivos das políticas de internacionalização da universidade.

Tags: Acordo de CooperaçãoConvênioInternacionalizaçãoRepública Democrática do CongoUniversité de Kamina