Secretário de Relações Internacionais da UFSC prestigia aniversário do Imperador Japonês Naruhito em Curitiba

No dia 29 de fevereiro, quinta-feira, o secretário de Relações Internacionais da UFSC, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, esteve presente em jantar realizado na residência oficial do Consulado do Japão, em Curitiba.

O evento foi promovido em comemoração ao aniversário de Sua Majestade Naruhito, imperador japonês, que completou 64 anos dia 23 de fevereiro. Naruhito ascendeu ao Trono do Crisântemo em 1º de maio de 2019, marcando o início da era Reiwa, após a abdicação de seu pai, Akihito. Ele é o 126º monarca, seguindo a ordem tradicional de sucessão no Japão. O título de Imperador do Japão é definido pela constituição de 1947 como o “símbolo do Estado e da unidade do povo”, e a Lei da Casa Imperial governa a linha de sucessão imperial.

O secretário da SINTER participou do evento comemorativo a convite do Cônsul-Geral, Yasuhiro Mitsui. Na ocasião, estavam também a Vice-Cônsul do Japão, Misaki Shoji, e a Assessora Cultural do Consulado, Akemi Ferreira. Ambas estiveram na UFSC em Florianópolis no ano passado, onde se reuniram com o secretário da SINTER para discutir assuntos referentes às relações de cooperação entre a UFSC e as universidades japonesas. Naquele momento, também puderam realizar uma palestra sobre Diplomacia e Intercâmbio no Japão no auditório do CSE do Campus Trindade.

Bolsas de Estudo no Japão para Brasileiros

O Governo Japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), anunciou que este ano, serão oferecidas cinco bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas. Essa é uma oportunidade única para aqueles que desejam aprimorar seus estudos no Japão.

A SINTER em breve divulgará mais informações sobre essas bolsas, tanto no site quanto nas redes sociais.