SINTER e SINTEGRA realizam visita técnica no Campus Araranguá
No dia 10 de abril de 2025, a responsável pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) na UFSC, Elisa Schemes, e a professora coordenadora do SINTEGRA, Elka Lima Hostensky, realizaram uma visita técnica no campus da UFSC em Araranguá. Na universidade, participaram a diretora geral, Melissa Negro Dellacqua; a vice-diretora Geral, Josete Mazon; os agentes de internacionalização, Giane de Farias, Rogério Gomes de Oliveira e Rossana Lopes; a coordenadora do PIAPE/Araranguá, Juliana Pires; e uma das assistentes sociais do campus, Vitória de Lara Miranda.
A visita técnica teve como objetivo dar seguimento às ações da SINTER que visam aprimorar o acolhimento e a integração dos estudantes internacionais nos campi. A reunião promovida na ocasião, em específico, consolidou-se como parte do Programa de Extensão SINTEGRA, na sua modalidade SINTEGRA Itinerante, que surge da parceria entre a SINTER e o Departamento de Psicologia da UFSC. Essa ação é resultado de um esforço institucional e multisetorial, envolvendo além do SINTEGRA e do próprio PEC-G, a Pró-reitoria de Ações Afirmativas (PROAFE), a Pró-reitoria de Permanência e Assuntos Estudantis (PRAE), o Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE), a direção e as assistentes sociais do campus.
O início da atividade para compreensão das necessidades referentes à internacionalização, teve início no dia anterior à visita, no dia 9 de abril. Na ocasião, a Diretora Geral e a Vice-Diretora Geral do campus Araranguá foram recebidas no escritório da SINTER em Florianópolis pelo secretário Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, pela Diretora Fernanda Leal e pela gestora do PEC-G, Elisa Schemes.
As principais pautas da visita ao Campus Araranguá foram: entender as demandas dos servidores que trabalham no acolhimento, adaptar e ampliar os materiais do SINTEGRA para o campus e avaliar e auxiliar no levantamento da rede de apoio externa para atendimento psicológico aos estudantes. Essas atividades ocorreram no período da manhã, com a reunião da equipe e o no período da tarde, com o atendimento aos estudantes realizado pela gestora do PEC-G Elisa, e com a avaliação para o aprimoramento dos materiais e o levantamento da rede, conforme previsto no objetivo da visita.
Durante a reunião realizada pela manhã, o foco foi no detalhamento das situações enfrentadas pelos estudantes internacionais e pela própria equipe do campus Araranguá no momento de prestar ajuda e sanar as dificuldades. Já com relação ao período da tarde, durante o atendimento presencial coletivo, os estudantes puderam tirar várias dúvidas sobre o PEC-G, como bolsas e benefícios, processo de diplomação, possibilidades de transferência e outras questões pertinentes. A coordenadora do PIAPE, Juliana, enfatizou a importância da presença do PIAPE junto ao PEC-G, citando o caso do atendimento realizado com uma estudante que apresentou dificuldades de adaptação e racismo sofrido no campus e que na orientação pedagógica, foi aberto um espaço para o diálogo e acolhimento. Ademais, esse espaço propiciou o compartilhamento de iniciativas de outros estudantes do programa pertencentes à Universidade de Brasília (UnB), como as associações que promovem a recepção aos estudantes ingressantes e o fomento de exposições artísticas durante o Maio África. A iniciativa foi reforçada pela prof.ª Elka, que destacou a importância das associações de estudantes no pertencimento e nas ações promovidas no campus. Durante a conversa, os estudantes e as equipes relataram que há uma organização em curso, inclusive para realizar a recepção dos estudantes internacionais ingressantes no campus da UFSC em Araranguá.
A visitação deu margem para apresentação das frente de ação e dos produtos do SINTEGRA, realizada de forma dialógica e prezando pela abertura de espaço de relato e compartilhamento de situações e dificuldades enfrentadas no campus. Ademais, foram citados os encaminhamentos e as iniciativas de projetos realizados pelos setores, como é o caso do Guia Estudantil. Com relação a este material, o campus relatou que há iniciativa dos estudantes internacionais em desenvolver um aplicativo para auxiliá-los no processo de ambientação. No contexto, a prof.ª Elka citou a colaboração da SINTER na tradução para outras línguas, com o Setor de Tradução e o Núcleo Institucional de Línguas e Tradução (NILT), e o apoio da área de Comunicação na elaboração da identidade visual e da diagramação dos materiais. A roda também propiciou a apresentação da pesquisa “Conhecendo a experiência universitária de estudantes internacionais para oferecer serviços estudantis relevantes: uma pesquisa-ação no eixo Brasil-Québec” com o envolvimento direto da equipe do SINTEGRA em 2025; e do protocolo para identificação de barreiras e facilitadores de permanência de estudantes internacionais no ensino superior brasileiro.
Para além do enriquecimento dialógico promovido, a reunião resultou em alguns encaminhamentos: a prof.ª Elka sugeriu o fomento do letramento racial dos docentes, a ser realizada pela COEMA durante a semana pedagógica no início de cada semestre. Ademais, orientou a realização de um levantamento de indicadores dos estudantes internacionais que participam de pesquisas, projetos, bolsas e laboratórios, assim como o planejamento das ações e produtos que desejam ser alcançados pelo campus. Já com relação às dificuldades relatadas acerca da abertura de contas pelos estudantes internacionais, a gestora Elisa informou que irá elaborar um modelo de Carta de Apresentação a ser direcionada aos estudantes do PEC-G, contextualizando o programa, enfatizando a relevância da presença dos estudantes na promoção da internacionalização na UFSC e o compromisso do Brasil na cooperação educacional internacional. Para isso, será usada como base a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017, conhecida como Lei de Migração, que preconiza no Art. 4º: “Ao migrante é garantida no território nacional, em condição de igualdade com os nacionais, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, bem como são assegurados: (…) XIV – direito à abertura de conta bancária”.
Por fim, foi enfatizada pela gestão e pelas servidoras do Campus UFSC Araranguá a importância da presença física dos membros dos setores da sede no campus Araranguá, a fim de sanar dúvidas e conhecer a realidade, com seus êxitos e dificuldades.
Esta notícia foi elaborada com base na ata da reunião redigida pela gestora do PEC-G, Elisa Schemes, e com relatos da coordenadora do SINTEGRA, prof.ª Elka Lima Hostensky.









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