Comissão do PEC conclui seleção de estudantes internacionais para ingresso em 2026

14:38:38

Foto: Divulgação/MEC

Entre os dias 7 e 9 de outubro, a comissão responsável pela seleção do Programa de Estudantes-Convênio (PEC), nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), reuniu-se em Brasília, no Instituto Rio Branco, para avaliar as candidaturas de estudantes estrangeiros interessados em cursar graduação ou aprender português em instituições de ensino superior brasileiras a partir de 2026.

O encontro contou com representantes de todas as regiões do país, incluindo instituições de ensino superior (IES), associações de instituições e membros dos ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE). A seleção segue as diretrizes do Edital nº 1/2025, publicado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC) em julho.

Nesta edição, o programa ofertou 6.128 vagas em 340 cursos de graduação, distribuídas entre 104 instituições de ensino superior de todo o país. Já o PEC-PLE disponibilizou 789 vagas em 41 instituições, localizadas em 23 estados.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se destacou mais uma vez como uma das instituições mais procuradas pelos candidatos estrangeiros, sendo a segunda universidade mais solicitada no processo de seleção.

A UFSC e a região Sul foram representadas em Brasília por Elisa Schemes, responsável pela coordenação do PEC-G na universidade e pelo acompanhamento dos estudantes-convênio.

“Participar de duas etapas importantes do Processo Seletivo PEC 2026 ampliou meu conhecimento sobre o programa. Até então, eu não tinha contato com essas etapas que antecedem a chegada dos estudantes nas IES: após a  inscrição e entrega de documentos pelos candidatos nas Embaixadas/Consulados do Brasil, participei da equipe de triagem dos documentos, para deferir as candidaturas, esse trabalho ocorreu de forma remota. A segunda etapa consistiu no trabalho da Comissão Técnica de Seleção, a qual aloca os candidatos de acordo com as suas escolhas e os critérios estabelecidos no edital, buscando preencher o máximo de vagas possível” destacou Elisa.

O interesse pelo programa continua em expansão: em 2025, foram registradas 3.117 inscrições de 57 países, quase o dobro do ano anterior. Destas, 2.550 candidaturas foram consideradas aptas à seleção.

Durante o processo de triagem, foram analisados o histórico escolar e a documentação dos candidatos, que precisam comprovar nacionalidade em um dos 73 países participantes, média mínima de 60% no ensino médio e responsável  financeiro para se manter no Brasil.

Realizado em parceria entre o MEC e o MRE, o Programa de Estudantes-Convênio (PEC) tem como objetivo fortalecer a cooperação educacional e cultural entre o Brasil e países participantes, promovendo formação acadêmica dos estudantes-convênio e contribuindo para a internacionalização do ensino superior brasileiro.

Texto baseado em notícia publicada pela Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior.

Tags: MECMREPEC-GPEC-PLE