Semana de Celebração do 52º aniversário da Independência da Guiné-Bissau

09:19:32

Entre os dias 22 e 26 de setembro de 2025, o auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, sedia a celebração do 52º aniversário da Independência da Guiné-Bissau. O evento, promovido pela Associação de Estudantes Guineenses em Santa Catarina (AEGUISC), reúne palestras, debates, rodas de conversa e atividades culturais.

A abertura ocorreu em 22 de setembro, com o lema “Guiné-Bissau: 52 anos de Independência, por políticas públicas que fortalecem a unidade e conduzem ao progresso – Djintis Ku sinta, elis Ku mama”. Na ocasião, o presidente da AEGUISC, Elson Djata, discursou em nome da comunidade guineense, relembrando a relevância histórica do marco de 24 de setembro de 1973, quando a Guiné-Bissau se tornou o primeiro país africano de língua oficial portuguesa a proclamar a independência.

Estudante Marjoão Martins, estudante de Relações Internacionais pelo PEC-G.

Elson destacou a importância de Amílcar Cabral, considerado o principal líder da luta pela libertação da Guiné-Bissau de Portugal, assassinado pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), órgão de repressão do governo salazarista em Portugal. O presidente da Associação também ressaltou o compromisso dos jovens guineenses que estudam no Brasil de retornarem à Guiné-Bissau para impulsionar 0 desenvolvimento do país, apontando a educação como instrumento fundamental para tal fim e a necessidade de uma universidade para esse processo.

Atualmente, a UFSC conta com 161 estudantes guineenses matriculados nos cursos de graduação e cerca de 40 em programas de pós-graduação.

O secretário de Relações Internacionais da UFSC, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, representou o reitor, professor Irineu Manoel de Souza, na cerimônia de abertura. Em seu discurso, Pinheiro Machado Filho enfatizou a relevância da data e elogiou a iniciativa da associação estudantil. Ele ainda fez um paralelo histórico, lembrando que, na época da independência da Guiné-Bissau, “o Brasil vivia sob uma ditadura, mas nos jornais era possível acompanhar as lutas de libertação das colônias portuguesas na África — Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Cabo Verde”.

Ao final, o secretário manifestou a satisfação da UFSC em receber e acolher a comunidade universitária guineense e afirmou que, “[…] certamente, esses estudantes farão a diferença ao retornar à Guiné-Bissau”.

A programação segue até 26 de setembro, com atividades no auditório da Biblioteca Central da UFSC e no município de Lages. Confira a agenda:

24 de setembro

  • 18h30min – Crescimento do número de casos de HIV na Guiné-Bissau
  • 20h10min – Violação dos direitos humanos na Guiné-Bissau: uma reflexão sobre a liberdade de expressão no atual contexto político guineense

25 de setembro

  • 18h30min – Acesso à energia elétrica na Guiné-Bissau: desafios e perspectivas
  • 20h10min – Arquivação tradicional de documentos na Guiné-Bissau: desafios atuais e perspectivas para a modernização da gestão da informação

       No município de Lages – 16h

  • A Conquista da Soberania: Terra, Liberdade e a Construção da Nação Guineense
    • Subtema: As sementes da revolta e a guerra de libertação – o contexto colonial e o despertar nacionalista
    • Subtema: Agricultura na Guiné-Bissau – migração e mudanças sociais
    • Subtema: O legado da independência – Amílcar Cabral, a atualidade de seu pensamento, a identidade nacional e a cooperação Sul-Sul

26 de setembro

  • 18h30 – Patrimônio Mundial da UNESCO: Arquipélago dos Bijagós, manguezais e pesca sustentável na Guiné-Bissau
  • 20h10 – Economia da Guiné-Bissau: desafios estruturais e oportunidades emergentes para o empreendedorismo

Mais informações podem ser acessadas no Instagram oficial: @festa_da_independenciagb.

Além das atividades acadêmicas e culturais, a programação inclui a Festa da 52ª Independência da Guiné-Bissau, que será realizada no dia 4 de outubro, sábado, às 20h, no Clube Novo Horizonte, no bairro Agronômica, em Florianópolis.

Os ingressos estão disponíveis em: Sympla.

Tags: CelebraçãoGuiné-BissauIndependênciaPEC-G