FAQ sobre o teletrabalho na SINTER

A SINTER está participando de um projeto piloto de regime parcial de teletrabalho. O que isso quer dizer?

O teletrabalho em regime parcial está regulamentado pela portaria Nº 470/2023/GR, que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais para implementação dos projetos-pilotos de teletrabalho em todos os setores da UFSC. Isso significa que, pelo período de um ano, os servidores da Universidade poderão optar por trabalhar parcialmente nesse regime (até 3 dias por semana), devendo, no mínimo por 2 dias, realizar o atendimento presencial no setor em que trabalha.

Quando o projeto piloto de regime parcial de teletrabalho iniciou na SINTER

O projeto piloto de regime parcial de teletrabalho iniciou na SINTER no dia 10 de maio de 2023. A escala de trabalho dos servidores tem periodicidade mensal e se encontra disponível neste link.

Todos os servidores técnico-administrativos da SINTER estão participando do projeto piloto de regime parcial de teletrabalho?

Sim, exceto pela diretora de Relações Internacionais, que, segundo a portaria nº 470/2023/GR, não pode aderir ao projeto piloto pelo cargo que ocupa.

Como será feito o atendimento presencial durante o projeto piloto de regime parcial de teletrabalho?

A manutenção do atendimento presencial é condição para que ocorra o teletrabalho. Assim, sempre que você vier à SINTER, você será atendido(a) pelos servidores que estiverem no local, sem quaisquer prejuízos.

O que quer dizer ser atendido?

Ser atendido significa que um servidor sempre receberá sua demanda e realizará os encaminhamentos iniciais ou até mesmo resolverá sua demanda.

Como saber se o responsável pelo assunto que desejo atendimento estará presencialmente na SINTER?

Nós disponibilizamos em nosso website a tabela de Controle Social com os horários de cada servidor. Disponibilizamos também todas as formas de contato. Então, caso o servidor responsável pelo assunto que você deseja tratar esteja em teletrabalho, você poderá entrar em contato por todos esses meios de comunicação.

Qual será o horário de atendimento em teletrabalho?

O horário de trabalho de cada servidor é de 8 horas por dia. No entanto, o atendimento da recepção da SINTER ao público é das 10 às 16 horas, para que a comunidade da UFSC, sobretudo os estudantes, possam usufruir dos serviços durante o horário de almoço. No restante do horário de trabalho (por exemplo: das 8 às 10 horas e das 16 às 17 horas) o atendimento externo não é realizado para que haja tempo de resolver as demandas geradas no dia, bem como as que chegam por outros canais de atendimento. O trabalho na SINTER está organizado dessa forma desde 2012, de modo que não há relação com o projeto piloto de regime parcial de teletrabalho.

Onde encontro informações sobre o responsável pela minha demanda?

Neste link você encontrará o assunto de sua demanda, o servidor responsável por ela, a escala de trabalho dele (presencial/teletrabalho) e os meios pelos quais pode entrar em contato.

Quero avaliar o atendimento que recebi, como faço?

Temos um formulário específico para que você avalie nosso atendimento. Ele está disponível neste link. Reforçamos a importância de sua participação na avaliação do atendimento, para que sempre possamos aprimorar o trabalho desenvolvido pela SINTER.

Como funcionará o atendimento pelo whatsapp business?

O whatsapp business é uma maneira de aproximar e facilitar o contato do usuário com o servidor. Cada servidor, de acordo com suas demandas, informará se receberá chamadas,  mensagens, ou ambas as coisas. Além disso, deixará explícito o horário de atendimento por este meio.

Todos os serviços serão prestados pelo whatsapp business?

O whatsapp business é uma ferramenta que busca viabilizar o contato imediato entre o usuário e o servidor, na ausência do atendimento presencial. Isso significa que o servidor pode solicitar ao usuário que registre sua demanda por e-mail ou outro meio, sobretudo nos casos que impliquem no envio e recebimento de documentos.