Secretário de RI participa de discussão sobre política de relações internacionais das IFES

O Secretário de Relações Internacionais da UFSC, professor Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, participou, no dia 22 de fevereiro de 2013, em Brasília, da reunião do  Conselho de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGRIFES). Essa foi a primeira reunião do novo Conselho Diretor, eleito em 2 de outubro de 2012, e teve como pauta a internacionalização das universidades federais e o Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF).

O CsF foi um tema proposto pelo representante da UFSC, ainda em 2012. “Houve uma rica discussão, na qual foi feita uma crítica propositiva ao Programa para que ele fosse ampliado para as demais áreas do conhecimento, da ciência e das artes”, afirma Pinheiro Machado Filho. O Conselho também avaliou a necessidade de estender o CsF aos países da América Latina e África,  além de prever a mobilidade de estudantes para o Brasil.

O Secretário avalia que a reunião foi produtiva e altamente positiva.  “As universidades federais estão fazendo um movimento sério em direção à internacionalização inclusiva da universidade brasileira”, explica. O Conselho da CGRIFES deliberou, ainda, pela proposta de um curso de especialização com vistas à melhoria da capacitação dos gestores de Relações Internacionais das IFES, a ser apresentada à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES).