Aluno da UFSC vence primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education

Foto: Divulgação EdTech Hackathon.

O estudante do curso de Letras Inglês da UFSC, Vitor Pluceno Behnck, fez parte da equipe vencedora da primeira edição do German-Brazilian EdTech Hackathon – Digital Education, que ocorreu entre 22 e 24 de agosto no Goethe-Institut, em São Paulo. O encontro reuniu mentores e organizadores alemães com hackers qualificados do Brasil inteiro.

O projeto proposto pela equipe se chama Tech_la e prevê o desenvolvimento de um aplicativo de ensino musical acessível. Além de Vítor, o grupo era composto por professores e estudantes de diversas instituições: Igor Borges, da Universidade Estadual de Campinas; Priscilla Prueter, da Universidade Federal do Paraná; Johanna Kirchner, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Alice Xavier, da Universidade Federal de Itajubá; e Igor Niemeyer, da Universidade Federal de Lavras.

“A Tech_la é uma solução educacional para introduzir educação musical, especialmente para crianças. É um projeto de website que possui desafios e te ensina o básico sobre notação musical e ritmo passo a passo. Além disso, há a possibilidade de utilizar um teclado de baixo custo que desenvolvemos”, explica Vítor.

O evento teve por objetivo promover o debate sobre novidades e experiências na transformação digital no ensino em universidades e escolas. Foi organizado pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (WWU), pela start-up re:edu, pela Sociedade de Preparação Acadêmica e Desenvolvimento de Testes (g.a.s.t.), pela Technische Universität München (TUM), pela Freie Universität Berlin (FU Berlin) e pelo Goethe-Institut São Paulo, além de contar com a colaboração do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP).

Os 29 participantes propuseram soluções tecnológicas para os desafios atuais no ensino digital. Ao longo dos três dias de programação, foram realizadas atividades como workshops, palestras, pizza dinner, hacking, pitches dos projetos, avaliação pelo júri e premiação entregue no último dia do evento. Os vencedores receberam um certificado e convite para participar do Congresso de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, que acontecerá nos dias 29 e 30 de de setembro em São Paulo.

Para o estudante Vítor, o Hackathon foi uma experiência enriquecedora. “Consegui ver minha área se interseccionando com várias outras, o que foi muito importante para mim que estou no último semestre do curso. Recomendo a todas e todos acompanharem o site e as redes sociais da Sinter UFSC para ficarem sabendo de oportunidades para além dos muros da universidade, que foi o que eu fiz”, afirma.

Acesse aqui a página de Oportunidades Internacionais da UFSC.