Oportunidade de Bolsa para alunos de graduação na Hochschule Ravensburg-Weingarten (HRW) / Alemanha – Prazo: 12/10/2022

A Coordenadoria de Programas Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) informa que os estudantes de graduação que se inscreverem no Programa Outgoing para realizar intercâmbio na Hochschule Ravensburg-Weingarten (HRW), da Alemanha, no primeiro semestre de 2023 (março a agosto) poderão concorrer a uma bolsa no valor de EU$ 850,00 mensais, por um período de 4 a 6 meses. A candidatura e a seleção dos candidatos seguirão as regras divulgadas no Edital n° 2/2022/SINTER e na Retificação do Edital nº 2/2022/SINTER do Programa Outgoing.

Estudantes interessados devem enviar a candidatura conforme instruções abaixo, até o dia 12 de outubro de 2022.

Procedimentos de candidatura:

– Verificar no website da instituição de destino se a sua área de estudos na UFSC é contemplada;

– Inscrever-se no sistema de inscrições on-line da UFSC, conforme orientações do edital do Programa Outgoing;

– Inserir toda a documentação de candidatura no sistema de inscrição.*

– Ter a candidatura aprovada pelo coordenador do curso na UFSC.

*Documentos exigidos

Documentos exigidos pela UFSC e pela HRW:

– Contrato de estudos preenchido conforme item 5.4 do Edital nº 2/2022/SINTER.

Documentos exigidos pela HRW:

– Transcript of Records (Histórico Escolar – disciplinas já cursadas no curso de graduação da UFSC);

– Language certificate for German and/or English (Comprovação de proficiência em alemão e/ou inglês, pelo menos nível B1 ou B2, sendo necessária a comprovação oficial ou  a declaração de um professor atestando a proficiência) – modelo disponibilizado (seu uso não é obrigatório);

– Application for a room in a dormitory: if you would like to be accommodated in one of the dormitories of the Studentenwerk Weiße Rose (Formulário de solicitação de quarto em dormitório: se você deseja ser acomodado em um dos dormitórios do Studentenwerk Weiße Rose).

Documentos exigidos para concorrer à bolsa:

– Letter of motivation (informal) for the Baden-Württemberg-SCHOLARSHIP (Carta de motivação (informal) para a Baden-Württemberg-SCHOLARSHIP);
– Curriculum vitae (CV);
– Certificate of registration at home institution (Atestado de matrícula na instituição de origem);
– Appraisal by a professor tutoring the student (Carta de recomendação de um de seus professores. Se considerar útil para o processo de seleção).

Estudantes candidatos a esta oportunidade podem participar do projeto piloto de tradução (Atestado de Matrícula e Histórico).

As dúvidas sobre a candidatura deverão ser enviadas para o e-mail outgoing.sinter@contato.ufsc.br