Diretor da PROEX representa UFSC no VI Congresso de Extensão da AUGM
Aconteceu nos dias 27 a 30 de junho, o VI Congresso de Extensão da AUGM no Centro de Convenções da Unicamp, em Campinas (SP), o qual reuniu pessoas de diferentes partes do mundo com o objetivo de discutir temas relevantes sobre a extensão universitária. O evento contou com renomados especialistas, participações em debates, oportunidade de discussões enriquecedoras e apresentações de projetos inovadores que estão transformando a realidade de diversas comunidades.
Na edição desse ano, o Diretor Executivo da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) Narbal Silva representou a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e participou de duas mesas redondas com os temas “Institucionalización de la extensión: Debates actuales en el marco de la AUGM” e “Internacionalización, comunicación y extensión: construyendo integración entre las universidades públicas latinoamericanas”. “Foi muito produtivo ter o contato, saber o que [os outros países] estão fazendo e mostrar o que estamos produzindo aqui na Universidade”, afirma Narbal.
Por ser membro da Comissão Permanente de Extensão da AUGM, Narbal também esteve presente na reunião da Comissão e lá teve a oportunidade de fazer proposições como a criação de um Fórum Permanente de capacitação de gestores e outros participantes de extensão universitária na América Latina, com o objetivo de integrar a extensão nas universidades e fortalecê-las.
De modo geral, a participação da UFSC no Congresso foi relevante e contribuiu para compreender o papel da universidade na sociedade, como conta Narbal sobre as temáticas abordadas “Conversei sobre a Democracia Universitária, a Institucionalização e Curricularização da Extensão, do primeiro Censo de Extensão Universitária do Brasil e isso foi muito elucidativo, para poder compreender melhor o papel da Extensão Universitária”.
Para saber mais sobre o Congresso, acesse aqui.