SINTER realiza etapa presencial do Curso de Capacitação dos Agentes de Internacionalização na última quarta-feira

Etapa presencial do Curso de Capacitação dos Agentes de Internacionalização da UFSC 2023.

Na última quarta-feira, 16 de agosto, a Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (SINTER/UFSC) realizou a etapa presencial da capacitação dos Agentes de Internacionalização no Mini Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), localizado no Campus Florianópolis. O evento contou com a participação de 18 agentes da UFSC, além da equipe da SINTER, que apresentou o programa de extensão que os agentes de internacionalização integram e as ações de internacionalização a realizar nos centros de ensino e campi.

O evento presencial contou com a interação dos agentes de internacionalização que puderam compartilhar suas dificuldades e expectativas em relação à SINTER, assim como suas experiências e conhecimento a respeito do que foi apresentado. “Eventos como esse são importantes para conhecer mais as atividades de internacionalização da UFSC e da SINTER, que às vezes não são tão divulgadas para toda a comunidade”, afirma o agente de internacionalização do CSE Marcos Bosquetti. O agente ainda comenta sobre sua atuação em prol da internacionalização em sala de aula: “Com o meu projeto de extensão ‘Partiu Intercâmbio’, eu converso com os calouros sobre o intercâmbio desde o início do curso, para poderem se preparar para ir a um outro país”.

Secretário de Relações Internacionais Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho e a Diretora Fernanda Leal da SINTER.

A capacitação serviu também para impulsionar a atuação dos agentes, como afirma o agente técnico-administrativo em educação (TAE) Yuri Machado, do campus Joinville ” pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos para melhoria contínua na minha atuação como Agente de Internacionalização e aperfeiçoamento das práticas de internacionalização na UFSC Joinville”.

Além disso, o encontro possibilitou compartilhar os relatos dos agentes de internacionalização sobre as experiências que os estudantes internacionais tiveram na universidade e a forma que a UFSC tem atuado na integração desse público com a comunidade universitária.

De acordo com a Diretora da SINTER Fernanda Leal, “nossos agentes cumprem um papel importante, porque possibilitam ampliar a interação entre a SINTER e os campi e centros de ensino da UFSC”. Fernanda completa: “O encontro presencial foi uma oportunidade para conhecermos mais das realidades de cada unidade e das potenciais contribuições dos nossos agentes para a internacionalização da UFSC”.

O encontro presencial faz parte da programação da Capacitação dos agentes de internacionalização da UFSC 2023, que contou com uma etapa prévia online, na qual os agentes puderam assistir aos vídeos sobre cada setor da SINTER, a fim de conhecer as atividades da equipe e aprender como direcionar melhor as dúvidas da comunidade universitária sobre internacionalização.

Tags: Agentes de InternacionalizaçãocursoeventoInternacionalizaçãoUFSC