UFSC assina acordo de cooperação para implementação de mestrado na universidade de Timor Leste

Da esquerda para a direita: Maurício Medeiros de Assis e Bendito Freitas. Fonte: Reportagem do “Último Jornal”, jornal da Rádio-Televisão Timor Leste (RTTL)

Nesta última sexta-feira, 18 de agosto, o embaixador do Brasil em Timor Leste, Maurício Medeiros de Assis, e o ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito Freitas, assinaram um acordo de cooperação envolvendo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no Timor Leste, com o intuito de implementar o Mestrado em Educação na UNTL, um curso regular da Faculdade de de Educação, Artes e Humanidades (FEAH). Com a assinatura do acordo, professores da UFSC poderão ir ao Timor Leste para ministrar aulas na UNTL pelo período de dois anos. O projeto também envolve a vinda de professores timorenses ao Brasil.

“Trata-se de uma demanda antiga que foi, inicialmente, formulada há mais de dez anos e que envolve a UNTL, a UFSC e a Agência Brasileira de Cooperação como entidade executora”, afirma Maurício Medeiros de Assis. O embaixador completa: “Essa cooperação tem um impacto importante sobre a produção acadêmica timorense, ajudando Timor Leste a assumir um protagonismo na área acadêmica”.

A UFSC mantém um acordo de cooperação com a UNTL desde 2016, mas com esse novo acordo, a política de internacionalização voltada à cooperação Sul-Sul de ambas universidades será ainda mais fortalecida. A cooperação entre a UFSC e o Timor Leste tem longa data e é conduzida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT).

A professora Suzani Cassiani, líder do grupo de estudos e pesquisas e coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e a UNTL, compartilha sua visão sobre a jornada de estabelecer um mestrado transformador em solo timorense. Em suas palavras, “Em Timor-Leste, as demandas educacionais são consideráveis e os desafios são numerosos. Típico de um país pós-conflito que teve sua independência em 2002 e está em reconstrução. Contamos com professores na UNTL que possuem apenas graduação e precisam buscar aprimoramento. Além disso, temos jovens recentemente graduados em licenciaturas que enfrentam a escassez de opções para prosseguir com seus estudos.”

De acordo com a professora, foi durante uma missão da CAPES em Timor-Leste, em 2009, que o sonho de estabelecer um mestrado foi apontado pela primeira vez. “Naquela época, a UNTL tinha apenas três doutores. No entanto, em 2020, a situação havia mudado drasticamente, com a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) contando com 15 doutores, muitos formados em outros países, incluindo o Brasil”. Essa evolução permitiu a implementação de um curso mais autônomo para Timor-Leste, com a perspectiva de continuidade.

O projeto pedagógico do curso foi concebido com forte colaboração, sendo elaborado em conjunto com os timorenses.  A Profª. Dra Suzani enfatiza que “uma vez que reconhecemos que essa parceria é a chave para uma cooperação Sul-Sul bem-sucedida, vários professores de Timor-Leste estiveram envolvidos, bem como professores de vários cantos do Brasil e da UFSC. Contribuir para que a produção e a disseminação de pesquisas acadêmicas provenham diretamente da realidade local de Timor-Leste é um objetivo constante”.

A professora destaca a importância de transcender a mera importação de conhecimento. Para ela, o objetivo não é apenas trazer informações de um país para outro, mas sim “dar um passo importante rumo à decolonização de corações e mentes, tanto no Timor, quanto no Brasil.” Essa abordagem alinha-se com a busca por uma cooperação autêntica e mutuamente enriquecedora, onde o conhecimento é compartilhado e desenvolvido em um contexto de respeito mútuo e troca cultural.

A parceria entre a UFSC e a UNTL, exemplifica como a colaboração acadêmica pode ser um agente transformador nas realidades educacionais de nações em desenvolvimento. Ao proporcionar um mestrado com base local e contribuições internacionais, essa cooperação ilustra o potencial de união entre nações para promover a educação, o crescimento intelectual e o desenvolvimento sustentável.

Para mais informações, assista à reportagem UFSC do Brasil MNEC e UNTL assinam acordo.

Assista também ao webinário da SINTER “O Sul Global no Capes-PrInt: propostas para um internacionalismo solidário“, que trata da cooperação entre a UFSC e o Timor Leste.

Este artigo é baseado no depoimento da Profª. Dra Suzani Cassiani, líder do grupo de Estudos e Pesquisas “Discursos da Ciência e da Tecnologia na Educação” do PPGECT, coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e a UNTL e também agente de internacionalização do Centro de Ciências da Educação (CED/UFSC).

Tags: Acordo de CooperaçãoNotíciaTimor LesteUFSC