Professores da UFSC desembarcam no Timor-Leste para implementação do primeiro mestrado regular em Educação na UNTL

Chegada da delegação brasileira ao Timor-Leste. Da direita para a esquerda: Regina Grando, Samuel Penteado, Irlan von Linsingen, Elison Paim, Camila Barros, Patrícia Giraldi, Suzani Cassiani e Renata Anunciação.

No dia 19 de janeiro, a delegação brasileira desembarcou no Timor-Leste com o objetivo de implementar o primeiro mestrado regular em Educação da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH), na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). A oportunidade surgiu da assinatura do acordo de cooperação entre a UNTL e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), firmado em 18 de agosto de 2023. O acordo possibilita professores da UFSC, bem como de outras instituições públicas, a irem ao Timor Leste para o desenvolvimento de diversas atividades na UNTL pelo período de quatro anos como: ministrar aulas, contribuir no lançamento da revista científica, a criação de grupos de pesquisa, a organização de bibliotecas, entre outras. Também está prevista a vinda ao Brasil de professores timorenses. Todas essas ações são financiadas pelo PNUD por meio da Agência Brasileira de Cooperação do MRE. São ao todo 21 orientadores de todo o Brasil para 33 mestrandos da UNTL.

“Um sonho de 15 anos que se torna realidade graças a muitas mãos, corações e mentes!” declara a professora da UFSC Suzani Cassiani.

Dentre o grupo que foi ao Timor-Leste, está a professora Suzani Cassiani, líder do grupo de estudos e pesquisas, coordenadora do Acordo de Cooperação entre a UFSC e a UNTL e Agente de Internacionalização da UFSC. “Um sonho de cooperação Sul-Sul que tem como frutos o diálogo decolonial horizontal e a solidariedade entre as nossas nações”.

Segundo Irlan von Linsingen , professor da UFSC e também participante da coordenação de Cooperação Técnica, “essa experiência em Timor-Leste provoca muitas expectativas, tanto por parte da produção de conhecimento em Timor, quanto da possibilidade de uma internacionalização em perspectiva Sul-Sul, que de fato promova muitos diálogos de saberes e autonomia universitária.”

Professores timorenses da FEAH na UNTL e os professores brasileiros cooperantes.

A parceria entre a UFSC e a UNTL, exemplifica como a colaboração acadêmica pode ser um agente transformador das realidades educacionais de nações em desenvolvimento. Ao proporcionar um mestrado com base local e contribuições internacionais, essa cooperação ilustra o potencial de união entre nações para promover a educação, o crescimento intelectual e o desenvolvimento sustentável.

Assista a Reportagem da TV estatal do Timor sobre o projeto, acessando aqui

Notícia publicada em 30 de janeiro de 2024

Tags: Acordo de CooperaçãoAgentes de InternacionalizaçãoInternacionalizaçãoTimor LesteUNTL