Delegação da Irlanda do Norte apresenta oportunidade de intercâmbio pelo Ciência sem Fronteiras
A Secretaria de Relacionais Internacionais (Sinter) da UFSC promoveu no dia 21 de maio, na Sala dos Conselhos, no Prédio da Reitoria, uma palestra sobre a Queen’s University Belfast, da Irlanda do Norte, para apresentar as oportunidades de intercâmbio por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas.
A coordenadora do CsF na UFSC, Juliana Ferreira, esteve presente e a delegação internacional era composta pelos professores Bridget Carrey, Paulo Prodöhl, Tom Gardiner, Graham McGeown e Karen Rafferty. Cerca de 50 alunos da área de exatas compareceram ao evento.
A professora Carrey ministrou a palestra em inglês e apresentou a universidade irlandesa, o programa de convênio e a cidade de Belfast – entretenimento e qualidade de vida.
A Queen’s foi fundada em 1845 e está entre uma das 200 melhores universidades do mundo e 30 melhores do Reino Unido. Tem 15 mil estudantes de graduação e três mil de pós-graduação, além de 1200 estudantes internacionais de 80 países diferentes. Estes estudantes têm a oportunidade de ficarem na Elms Village Accomodation, acomodações estudantis que oferece a universidade.
Bridget falou também sobre o CsF na graduação e na pós-graduação – baseado na pesquisa, no doutorado sanduíche (de um ano) e no doutorado completo (de 3 a 4 anos). As pesquisas são desenvolvidas nas áreas de Ciências Biológicas, Química, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Química, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia da Computação, Matemática, Física, Medicina, Odontologia e Ciências Biomédicas. E abordou ainda as experiências dos alunos brasileiros na universidade comtemplados pelo programa.