UFSC oferecerá a primeira disciplina internacional em sistema COIL: “As línguas da ciência”

Foi publicada a lista dos estudantes selecionados para a disciplina optativa “As Línguas da Ciência”. Trata-se da primeira disciplina da UFSC ofertada em sistema de Collaborative Online International Learning (COIL)*, de forma multicultural e interdisciplinar.

Estudantes de três campi (Florianópolis, Curitibanos e Blumenau), sete centros de ensino (CCB, CFM, CCE, CFH, CSE, CCS e CTC) e doze cursos de graduação (Biologia diurno e noturno, Química, Letras, Eng. Florestal, Oceanografia, Ciências Sociais, Farmácia, Eng. Elétrica, Relações Internacionais, Psicologia e Eng. Materiais) foram selecionados. A eles, se somarão dezesseis estudantes de graduação franceses de diversas áreas e dez alunos do Mestrado Euro-Mediterrâneo em Neurociências (EMN-Online).

Criada em parceria com a Universidade de Bordeaux (UB), na França, a disciplina disponibilizou, no semestre 2022.2, dezesseis vagas para cada instituição (UFSC e UB). Abordando o papel da ciência na sociedade, o curso incluirá tópicos como ciência e democracia, pseudociência e fake news, em uma viagem virtual pelo mundo científico, com toda sua diversidade de áreas, culturas, línguas e países.

Em sua primeira edição (2021), a disciplina ministrada em inglês envolveu cinqueta estudantes do Brasil, França, Marrocos, Tunísia e México, que produziram mais de vinte projetos colaborativos que hoje estão disponíveis para o grande público no site languagesofscience.wordpress.com.

Na sua edição de 2022, que ocorrerá entre 13 de setembro a 6 de dezembro, a disciplina manterá seu caráter criativo, intercultural e inovador. Em sua parte prática, os estudantes formarão equipes binacionais e cada grupo deverá escolher um projeto de inovação pedagógica para criação de uma ferramenta didática sobre um dos seguintes temas: Mudanças Climáticas e Biodiversidade, Energias Renováveis, Educação, Ciência e Gênero, Ciência e Etnia; Neurociências e Produtos Naturais.

Os estudantes ainda receberão orientação de um painel variado de cientistas convidados, originários da América do Norte, América Latina, Europa e África. As atividades e metodologias ficarão visíveis para o mundo todo através do site.

*Collaborative Online International Learning (COIL) é um programa compartilhado por duas ou mais instituições de locais geograficamente distantes. COIL é uma maneira inovadora de envolver os estudantes em um ambiente on-line de aprendizado compartilhado, multicultural e colaborativo.